Corrida na areia da praia é muito saudável!



Correr na areia da praia  é uma boa pedida para quem quer escapar da poluição do  ar oriunda do escapamento dos carros no asfalto. Também é excelente para quem quer fugir  do ambiente fechado de uma academia. Mas o treinamento exige alguns cuidados básicos!

Correr na areia é  realmente tudo de bom. A praia, o mar, ar puro,  a brisa… tudo ao seu alcance! Relaxamento total! 

Tomar sol nos braços e pernas enquanto corre na areia fortalece os ossos e os músculos
Tome alguns cuidados extras como usar um boné,  chapéu,  filtro solar e óculos escuros se correr após as 8 horas da manhã. Se for correr bem  mais cedo do que isto, esses cuidados básicos podem ser dispensados, pois a areia que ajuda a refletir a luz do sol só é mais intensa a partir das 9 horas da manhã e tomar um solzinho nos braços e nas pernas  intensifica a assimilação da vitamina D.

Ao contrário do que muitos pensam, com medo do câncer de pele, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo.  Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Além de fixar o cálcio nos ossos e, com isso, evitar a osteoporose, a vitamina D mantém o equilíbrio, evita quedas e dá mais vigor aos músculos. 


Eis algumas vantagens de correr na areia:

  • O impacto é reduzido em comparação ao asfalto, quanto mais fofa a areia menor ele será:
  • Aumenta a sobrecarga principalmente nas panturrilhas, com conseqüênte aumento de força;
  • Terreno menos estável auxilia no fortalecimento de músculos e articulações;
  • Exige maior força para correr;
  • Aumenta o gasto energético;
  • A corrida na areia é muito mais intensa e consequentemente provoca mais queima de calorias, se comparada com a corrida no asfalto ou na esteira.
Mas é preciso reforçar o cuidado:

  • Terreno menos estável pode provocar torções e por conseqüência lesão nas articulações;
  • Desenvolve-se velocidade menor.
  • É bastante indicado evitar os locais mais inclinados da praia para evitar sobrecarga em apenas um lado do corpo, o que pode causar lesões aos joelhos e coluna, com a constância da corrida.
Atenção:
Muito cuidado quando optar por correr descalço. Pedras, conchas, cacos de vidro podem estar escondidos na areia e machucar seu pé. Apesar de ser  estranho utilize tênis e meia! Existem modelos de tênis próprios para corrida na praia.
Evite locais onde exista inclinação. Se não houver opção faça o percurso de volta pelo mesmo caminho da ida para tentar manter um equilíbrio muscular mínimo. Ainda assim suas articulações dos membros inferiores e coluna podem ser prejudicadas. Assista o vídeo abaixo e tire suas conclusões sobre este esporte ao ar livre que  só  adiciona saúde e vigor físico. Abraços!!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

Nenhum comentário

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.