Homenagem à minha Vovó Zilda!





HOJE, PRECISAMENTE  7 DE DEZEMBRO,  É UM DIA MAIS DO QUE ESPECIAL PARA MIM E PARA TODOS OS FILHOS, NETOS E BISNETOS DE UMA PESSOA MARAVILHOSA QUE OCUPA O  MAIOR ESPAÇO NA MINHA VIDA E NO MEU CORAÇÃO!

Sim, estou me referindo à minha linda Vovozinha Zilda que hoje está completando 90 aninhos de vida (é claro que não deveríamos mencionar a idade de uma  jovem senhora assim, ela não vai gostar com  certeza) rsrs... mas é uma data comemorativa mais do que especial e precisa ser divulgada aos quatro ventos!

É por isso que esse dia, em nenhuma  hipótese poderia passar em branco e merece com louvor ser o primeiro post especial do Blog, o mais extraordinário de todos!
Assim, vou  alardear  aos quatro ventos o Aniversário da Vovó, uma vez que chegar aonde ela chegou, deixando pelo caminho apenas flores,  não é para qualquer pessoa não! Tem que ser uma SUPER MULHER, UMA  SUPER AVÓ!!!


Vovó, minha linda,
Tão querida Zilda!
Luz que ilumina,
Carinho que afaga,
Amor que nunca se acaba!  

Sua história de vida é de uma desbravadora!
Apesar das lágrimas que escorrem do seu rosto,  quando me conta  do sofrimento de sua juventude, vou contar  um pouquinho da sua história para todos conhecerem a mulher guerreira que sempre foi e que  jamais perdeu  a ternura. Quer começar uma viagem ao tempo agora? Vamos lá  então!!!



Ainda muito jovem, com 17 anos e recém casada com o Vovô Gervásio, foi começar a vida literalmente no meio da mata, no interior do Espírito Santo, atualmente denominada Comunidade de São Judas Tadeu. 
Quando lá  chegou, construiu com o Vovó uma casinha com paredes de barro e telhado de ripas de madeira para se abrigar da chuva e dos animais que na época circulavam  pela região.




Comida, ah, esse era artigo de luxo, não  existia. No início alimentavam-se de frutas silvestres colhidas na mata, principalmente de bananas. Mas imediatamente iniciaram o plantio de mandioca e demais legumes para saciar a fome. Vovô Gervásio  também caçava, era um bravo e algumas pacas e tatus da época também serviram de alimento ao casal.  Parece absurdo falar disso hoje em dia, mas há setenta anos atrás, esses animais existiam em abundância na Mata Atlântica  e quando se está com fome, qualquer alimento  é muito bem recebido.




Foi há pouquíssimo tempo que Vovó me contou esse fato que deve ser o mais arriscado de sua vida: Quando foi levar a marmita de comida  para  o Vovô na roça, deparando-se  com uma onça, a poucos metros de distância. Esse fato inédito,  ela me disse  entre   sorrisos e lágrimas, e eu  fiquei bastante entorpecida com uma história tão  fantástica.  O Vovô estava em um morro mais alto e de longe percebeu o perigo que a Vovó corria e imediatamente pegou um atalho na roça de café, conseguindo chegar até a Vovó em  tempo de pegar  sua mão e começarem a correr juntos.  Parece uma história romântica, mas poderia ter sido trágica!  A onça permanecia à beira do ribeirão  bebendo  água.  Graças à sede da fera,  que deveria estar de barriga bem cheia, hoje estou aqui narrando essa história. Caso contrário eu não existiria!!



No caso da Vovó e do Vovô a frase popularmente conhecida como chegada a hora da onça beber água" tem um sentido completamente diferente: Graças à sede do felino suas vidas se salvaram!  Ufa... é ou não é incrível esse fato? Me arrepio só de pensar naquela onça com o olhar parado e penetrante apenas manjando sua próxima caça! Ui!!!





Depois vieram os filhos e foi uma escadinha de 13 ( sim amigos, treze) um time de futebol completo e dois  reservas!  Infelizmente um dos bebês se foi pequenininho, logo depois de nascer,  mas os  demais cresceram fortes e muito saudáveis! Sete meninos e 5 meninas e todos nasceram de parto normal, em casa à custa de muito sofrimento. Hospital? Era um luxo e o mais próximo ficava a quilômetros de distância. Por isso todos nasciam e eram criados juntos, os  mais velhos tomando conta dos mais novos. Mas teve uma exceção: o caçulinha da Vovó, em razão de ser uma gravidez de alto risco  e por não estar na posição adequada para nascer, teve de ser encaminhada às pressas, para a maternidade da cidade. Ao nascer,  recebeu o nome de Tadeu homenageando a comunidade em que moravam São Judas Tadeu , o Santo das causas impossíveis. O Santo contribuiu com o  milagre da vida!



Bebê representando o Tadeu, o caçulinha

Com o decorrer dos anos, todos os filhos cresceram e se encaminharam na vida:  Os rapazes Vicente, José, Devanir, Geraldo, Ismael, Dino e Tadeu casaram-se e constituíram família! As meninas  Judith e Tarcila,  ainda adolescentes,  tornaram-se freiras e Irmãs na Congregação  Sagrado Coração de Maria. As demais,  Marta     (minha mamãe)  Isabel e Janete casaram-se e todas já estão com seus respectivos netinhos.





Agora a vida da Vovó em flash back 

1- A primeira imagem  é no casamento do papai e da mamãe. Ela está ali, pequenina  e  magrinha ao  lado dos noivos.  O Vovô é o segundo senhor em pé da esquerda para a direita; 



2- Vovó com seus filhos, da direita para a esquerda:   Ismael, Janete, Judith, Geraldo e Dino. 



3- Vovó com seu sobrinho Dom Décio Sossai, Bispo de Colatina e sua irmã  Maria.




4- Aqui estamos todas nós rodeando a vovó,  da esquerda para  a direita:  minha irmã Luciana, eu, mamãe e Zildinha, minha irmã caçulinha  cujo nome foi em homenagem à Vovó Zilda.




5- Toda bonitona e elegante se encaminhando para a Missa de domingo!


6-Fazendo a minha comidinha preferida: polenta no fogão a lenha!



7- Em frente ao seu lindo jardim, até parece uma flor!



8- Com sua netinha Marisa:



9- E com sua netinha mais jovem, Tais, filha do seu caçula Tadeu.




10- É claro que não poderia  faltar a foto da Vovó comigo (que por sinal sou a  primeira neta da Vovó, a mais antiga)  😀   rsrs  e  com  a Tais, sua netinha mais jovem!


E agora, para fechar com chave de ouro minha singela homenagem retratada em um pequeno vídeo  da Vovó em suas tarefas diárias, a bonita amizade com Dona Maria e  se divertindo com sua filha, nora, netos e bisnetos  a caminho do  pé de jabuticaba! 

Obrigada por tudo Vovó!!
Abraços!!!!



Imagens do meu arquivo pessoal  

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

53 comentários:

  1. Boa noite Adriana!
    Que lindo!
    E como você é linda!

    Sua vovó deve estar radiante de felicidade
    de ter uma neta assim!

    Este texto contando a vida da sua vovó ficou lindo demais, a parte em que ela foi salva pelo seu avo de uma onça, é muito interessante!

    Você esta compartilhando para todos nós uma linda mensagem!

    Meu parabéns fiquei emocionada porque lembrei de minha avó que já é falecida!

    Adorei ver as fotos!

    Passei a seguir o seu Blog!

    Beijos e abraços

    Dany

    ResponderExcluir
  2. Barbie, minha amiga!
    Você foi a melhor surpresa do dia querida!
    Só o fato de estar fazendo este comentário quer dizer que repensou e resolveu ficar, porque aqui lá sim é o seu lugar!! VIVA!!!! VAMOS COMEMORAR!!!
    Agradeço demais a sua participação no meu cantinho menina linda!!
    Agora você conhece minha Vovozinha!!!
    Muitos beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Dany, querida amiga que estou adorando conhecer melhor e sempre mais um pouquinho a cada dia!!!
    Eu é que agradeço o seu comentário tão especial e carregado de tanta ternura..
    Fico feliz em saber que até lembrou-se de sua querida Avó já falecida.. pois é.. não é fácil.. também já perdi o meu Avô e é um vazio muito grande...
    É por isso que fiz essa homenagem para a Vovó!! Ela está conosco agora, mas não somos eternos não é mesmo? A vida é para ser festejada a cada momento!!!!
    Muito, muito obrigada querida!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dri, maravilhoso, o resumo da biobrafia da vovó Zilda. Fiquei emocionado, pois tive uma mínima participação na vida dela, ou melhor, ela na minha. Ela merece toda os elogios possíveis e muito, muito, muito amor e carinho dos filhos, netos, bisnetos, amigos, amigas, enfim dos familiares em geral. Sobrinha abraço do tio.

    ResponderExcluir
  5. Oiii amiga eu não poderia deixar de participar de tão linda e emocionante homenagem,sua vó é uma pessoa especial transborda alegria viveu um passado de emoções e foi abençoados com filhos maravilhosos,com certeza ela tem muito a nos ensinar,carrega consigo uma vasta sabedoria elas nos encantam com suas histórias e nos guiam na nossa jornada,são pessoas iluminadas que vão viver muiiito e nos ensinar cada vez mais,admirável seu gesto em fazer uma linda homenagem para sua vó Zilda,ela merece,que linda que ela é,e que sorriso,nos passa muita alegria!!!
    Parabéns pela homenagem!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  6. Adriana querida, que bela homenagem a sua vovózinha, que pelo que notei muito disposta apesar da idade.
    Dê os parabéns em meu nome a vovó Zilda e o desejo de muitos anos de felicidade pela frente, também diga que ela é linda.
    Deixo um grande beijo a vovó e outro para você é claro!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita a primeira foto da vovó lá no início! E aquela foto nossa você desenterrou hein! hehehe

    ResponderExcluir
  8. Que linda homenagem, coisa mais linda!
    Parabéns Vó! Deus abençõe a senhora grandemente, muita saúde e paz! A senhora me lembra muito minha avó, a sua história é muito parecida com a de minha bisavó, minha vó contava que a mãe dela veio da Itáila e no início passou muito trabalho!
    Amiga Adriana, vivi cada momento desta história, e o vídeo então, show de bola! Muito bom, a canção de Paula deu um toque especiasl, mas nada comparada ao glamour de sua avó, ela é muito bonita! Diz isso a ela, ok!
    Adriana, vc é linda, tem um grande coração, gosto de ser seu amigo! Vc sempre tem uma surpresa boa pra gente!
    Obrigado por nos trazer este presente!
    Forte abraço... Abraços Vó!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, cheguei tarde, quase perdi esta bela festa, mas ainda dá tempo de parabenizar a sua vovó, a dona Zilda, pelo que vejo um grande exemplo de vida! Parabéns dona Zilda, que Deus lhe cubra de muitas bênçãos e lhe proporcione muita saúde, paz, prosperidade e principalmente muitas felicidades... viva a vovó Zilda, muitos beijos pra ela!!!!
    Minha amiga, adorei poder participar desta linda festa, as fotos estão divinas!!! Parabéns por esta bela homenagem a sua vovó Zilda!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  10. Tio Paulo.. querido...é claro que sua participação na vida da vovó foi por demais importante e significativa!!!!
    Vocë viu como estava na foto principal do casamento? Nossa, que gatão hem? E ainda por cima com um olhar de galã arrasador!!!! E quanto cabelo, caramba.. uma verdadeira cabeleira!!!
    Muito obrigada querido tio, vocë sempre amável, carinhoso e dedicado comigo e com toda a família!!!
    Adoro o meu tio querido!!
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Meu amigo Mauro do Mundo virtual , queridíssimo por sinal!!!
    Que maravilha poder ler palavras tão reconfortantes e carinhosas sobre a minha Vovozinha escritas pelo meu amigo! Obrigada!!
    E é a mais pura e cristalina verdade: Ela transmite alegria, amor e simplicidade por onde passa!
    É uma sábia, guerreira, mulher, mãe, avó e bisavó 24 horas por dia!! Ativa e iluminada! Uma flor do jardim!!!
    Obrigada querido, sua participação deixou o meu espaço muito lindo!!
    Abraços com carinho e desejos de uma noite calma e maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  12. Ei Minha admirável amiga,

    Que delicia de vovó, rsrs, me deu saudades da minha que este ano completou 91 anos,esta debilitada, mas sou e ainda sabe ser uma super vó, meiga, defensora, e carente...Parabéns a esta vovó linda e cheia de histórias boas, que por sinal é o que gostamos de ouvir delas, ahhh, e também sou a neta mais velhas das minhas avós, rsrs...

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Aurélio, querido!
    Nossa, quando eu contar para a vovó que ela recebeu tantos elogios, de que é linda, dos meus amigos queridos vai ficar toda "metida"rsrs
    Sim, pois a despeito da idade: 90 aninhos que não é fácil de conseguir, ela continua muito vaidosa e adora usar vestidos estampados muito coloridos e sapatinhos combinando.
    Sempre usa um delicado perfume de flores que parece que saiu do próprio jardim!!!
    Agradeço demais sua participação amigo e arremato com um super abraço e desejo de uma noite tranquila e linda, assim como seu comentário!!

    ResponderExcluir
  14. Zildinha.. é um milagre sua participação no blog hem?
    Acho que vai chover, ou melhor, no nosso caso vai parar de chover..rsrs
    Muito obrigada e você e a minha irmazinha linda!!
    Estou felicíssima com o seu comentário!!!
    Viu como a Vovó está fazendo sucesso!
    Fiquei até emocionada com a participação e o carinho dos amigos, inclusive do seu!!!
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Adriana! Vc tem uma vovó lindíssima!
    Olá Adriana!Que maravilhosa receção vc fez à vovó Zilda.
    Estou mto emoçionado por tudo o que li!
    Belíssimo trabalho! Vc e ela são iguais...
    mulheres mto lindas e guerreiras!
    Parabéns às duas!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Parabens para a vovó Zilda!
    Ela está muito bem!!!!

    E,
    Adriana, que bela atitude a tua,
    amiga!

    ResponderExcluir
  17. Sandra Bertoldi Frigi8 de dezembro de 2011 às 09:00

    Coisa linda Adriana, até me emocionei, não sabia de tantos detalhes da vida da vovó, uma pessoa querida que AMO de paixão.
    Parabéns pela homenagem, ela merece muito.
    Vou mostrar pra mamãe, tenho certeza que ela também vai se emocionar...
    Bjossssssss!!!!

    ResponderExcluir
  18. Querida Adriana, que linda está a sua avó, é uma benção. Não tive o privilégio de conviver com uma avó, tanto materna quanto paterna, elas se foram muito cedo. Convivi um pouco com as bisavós, mas não é o mesmo.
    Que coisa boa ter a companhia dessa, que é uma segunda mãe nas nossas vidas!
    Muita felicidade a ela e muitos anos de vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Adriano, bom dia meu amigo querido!
    Fiquei encantada com a sua participação amigo e impressionada pelo relato da história de sua bisavó! É exatamente igual a dos meus bisavós,que, como os seus, vieram diretamente da Itália para trabalhar nas fazendas de café. Os meus desembarcaram no Porto do Espírito Santo e foram morar em Venda Nova do Imigrante e se eu continuar aqui vai ser outra longa história..rsrs
    Sim, meu amigo gauchinho, é a pura verdade o que você disse: a canção da Paula Fernandes caiu como uma luva na descrição da história de vida da Vovó Zilda, pois ela e´assim mesmo, com esse jeitinho sereno do mato... quando ouvi a música pela primeira vez pensei: Nossa, é a canção da Vovó e preciso preparar algo para ela..rsrs
    Amigo querido, adorei a sua participação e agradeço os elogios dirigidos à Vovó e vou transmitir para ela que você achou-a linda e com certeza ela vai ficar muito feliz!
    Mais uma vez obrigada e abraços de um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia querido Dú!!!Que maravilha! Agora a festa está completa: o meu convidado de honra, chegou e como sempre me deixou boquiaberta com tantas palavras de carinho e alegria que consegue transmitir!
    Meu amigo mais presente e tão assíduo pôde verificar como sou privilegiada em ser a neta mais velha desta encantadora criatura , quase divina e que agora está com todas as bençãos de Deus e o carinho de todos os familiares!!
    Muito obrigada, amigo querido, por ter vindo na festa!!!
    Agradeço seu carinho,meu amigo.. obrigada!!
    Um grande abraço e um dia maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  21. Cecília, amiga igualmente tão querida, especial e presente!
    Adoro quando vem, mas que pena que sua vozinha está um pouquinho debilitada querida...Mas ela é forte, é guerreira e vai ficar muito bem... tenho certeza que sim e vou rezar por ela e pedir para a Vovó também fazer orações para uma amiga distante, que não conhece ainda... mais a força da oração e do pensamento vai longe amiga!!
    Quer dizer que também é a neta mais velha?
    Ah, que maravilha... pode ter certeza de que somos privilegiadas pois as histórias mais incríveis elas contam para a gente por questões de confiança.. e o carinho mais terno elas gastam igualmente conosco..rsrs somos metidonas né???rsrs
    Um super beijo amiga!!
    Tenha um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Sr. Anônimo. fico por demais contente com a sua participação querido.. mas tenho uma vaga ideia de quem possa ser, uma vez que não se identificou ao final do comentário meu amigo! Se puder voltar ao Blog e assinar o comentário vai me deixar muito mais feliz!!!
    A Vovó é mesmo uma lutadora, praticamente uma gladiadora pois sua história de vida e´digna de um livro... Nas conversas que tenho com ela, volta e meia ela narra um fato do seu passado, mas não é sempre não, pois tem detalhes que a fazem chorar muito e aí é melhor deixar bem quietinho... É melhor não cutucar a onça com var acurta não é mesmo amigo?
    Adorei seu comentário, mas se puder voltar e se identificar eu agradeceria por demais!!!
    Abraços amigo!
    Tenha um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  23. Edilene, a moça misteriosa dos olhos lindos da blogosfera veio e aqui deixou o seu recado! Que coisa linda Edilene, sua participação em deixou por demais feliz uma vez que a Vovó é o meu tesourinho e está lépida e fagueira mesmo do alto dos seus 90 aninhos...
    Obrigada querida e volte sempre amiga!!
    Beijos e um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  24. Sandra, minha priminha! Uai, é inacreditável querida! Sua participação na homenagem à nossa Vovó me deixou contentíssima !
    Afinal você é parte integrante desta história de vida recheada de curiosidades..
    Nossa, e eu pensei para fazer um resumo, pois a quantidade de informações que eu consegui captar em uma conversa com a vovó a sós nos últimos meses me surpreendeu por demais Sandra!!!
    Ainda tem muito mais, mas sabe como é a Vovó né! Se ela se lembra algo que a fez sofrer muito, as lágrimas começam a escorrer dos seus olhinhos e aí eu desmonto, literalmente e precisamos passar para outro assunto...
    Ela me confidenciou uma vez que sua história daria para escrever um livro.. É VERDADE!
    Então, sob a minha ótica resolvi escrever um adendo sobre a vida dela, mas publiquei na internet que atualmente é o meio mais rápido e eficaz de divulgação que possa existir.
    Menina, eu não sabia que daria tanta repercussão! Os amigos adoraram conhecer a história de vida da Vovó e igualmente se encantaram com ela de uma forma tão carinhosa que fico pasma a cada resposta de um comentário.
    Avise sua mamãe mesmo, mostre para ela a mãe poderosa que ela tem afinal tia Béi é a história da vida da Vovó!!
    Muitos beijos Sandra, e dê também nos seus lindos filhos Cauã e Ryan... Mande beijinhos para os seus maninhos Geovani e Simone e também ao Enzo e Arthur... para TODOS DAÍ que são parte integrante desta linda história de vida!!
    Beijinhos Sandra e um dia maravilhoso para vocês!!!!

    ResponderExcluir
  25. Ana Consenza! Bom dia para a minha amiga mais elegante da net!
    Seja muito bem-vinda querida! Sua participação e comentário em deixaram muito feliz!
    É uma pena que não tenha convivido com suas Avós, mas é assim mesmo... eu mesma jamais cheguei a conhecer minha avó paterna, pois ela já se fora quando eu nasci.
    Entretanto, minha Avó materna Zilda está comigo desde bebezinha, pois sou sua neta mais velha e reinei absoluta durante 5 anos sem nenhum outro netinho.... Então peguei todo o carinho dela e acho que gastei tudo também, pois ainda continuo no pé dela direto..rsrs
    Ela é mesmo minha segunda mãe, às vezes turrona, outras carinhosa e são destes momentos ternos convividos com ela que me fazem crescer cada vez mais e ser muito feliz!!
    Obrigada amiga Ana e tenha um ótimo dia!!!
    Abraços com muito carinho!!!

    ResponderExcluir
  26. Adriana , minha querida e bela amiga..! Que post magnífico ! Belíssima homenagem que fêz à sua avô, muito emocionante. Lembro ainda, com muita saudade, das minhas avós que já se foram, ha muito tempo. No m~es que vem dia 13 de Janeiro, minha também completa noventinha...! hahaha Vamos fazer uma festança também! Parabéns minha maiga e curta sua vó! Lindo dia!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Aristo, Tide! Que bom recebê-lo aqui!
    É uma ótima novidade para mim sua presença neste espaço amigo!
    Fico contente demais!
    Suas Vovós já se foram, mas sua mamãe está aí firme e forte prestes a completar "noventinha " também!
    Tem que ter uma festa linda!!!
    É um marco chegar a esta idade e com certeza as histórias de vida dela devem ser magníficas e vou querer conhecer todas amigo!!!
    Um grande abraço e desejos de uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  28. Pô Vovó, cheguei atrasada!
    Tem nada não. Desejo-lhe Tudo de Bom e um Bom Tudo!
    Saúde e Paz.
    Porque o amor da netinha a senhora já tem. rsrsrs
    É tudo brincadeira, mas é sério!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde querida Beth!
    Imagina, não chegou atrasada não amiga!!
    A festa ainda está rolando solta e eu acabei de ligar para a Vovó para avisá-la do sucesso da sua festa e ela falou assim comigo naquele sotaque meio "italianado" dela : " Adriana, porque fez isso? Você colocou minha foto no livro da internet? nunca mais vou sair de casa, que vergonha" rsrs
    Sim Beth, ela não entende muito destas coisas de internet e de blogs, eu expliquei que trata-se de um livro, só que as atualizações são instantâneas ... Ela nem sabe o sucesso que fez a sua festa de 90 anos!!!
    Muito obrigada querida! Sua visita é sempre comemorada!!!
    Beijos amiga e uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  30. Adriana querida, o que dizer...
    Em primeiro lugar, Parabéns Vovó Zilda!!!
    O post foi digno de uma neta abençoada, que recebeu muito amor e carinho, que exala gratidão, respeito e admiração, um post especial!
    Quando comecei a assistir o vídeo, os meus olhos se encheram de lágrimas!!!
    A história da sua avó é semelhante à dos meus avós e de muitas pessoas simples e humildes! Não poderia haver música tema melhor: Jeito de mato na voz de Paula Fernandes que eu amo. Foi uma combinação perfeita! Tenho certeza de que a Vovó Zilda amou a sua homenagem!
    Amiga, aquela imagem no final ficou genial. A família reunida pegando jabuticaba no pé! Até o cachorrinho estava junto! Admiro as famílias que cultivam atividades como esta, vivendo momentos simples, mas divertidos, de união e cumplicidade.
    Amiga, dê um beijo na sua avó por mim!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Edgard, meu amigo querido! Agora sim, estava faltando o meu convidado ilustre e você veio!!! Que alegria!!!
    Obrigada pelas belas palavras, assim você me faz chorar amigo... Apenas contei um pouquinho da história de vida da Vovó, tudo muito simplesinho, mas de coração recheado de amor!
    Já telefonei para ela nesta tarde e contei do sucesso da sua homenagem e ela morreu de vergonha..rsrs
    Sim amigo, a história de nossos avós é muito semelhante: uma vida dura de muito sofrimento e trabalho, mas com muita dignidade sempre!
    Ah, a música da Paula Fernandes desde quando a ouvi pela primeira vez pensei que era perfeita para a Vovó, pois ela é assim, oriunda do mato, com seu jeitinho peculiar muito simples e acanhado!! A voz da Paula emociona muito!!! Enquanto eu preparava o vídeo, precisei ouvir várias vezes a canção para adequá-la com as imagens e saí com os olhos vermelhos de tanto chorar de emoção..., mas nunca pensei que também poderia emocionar as pessoas!!!
    Pois é Edgard, você percebeu que tenho um companheiro sempre presente nas filmagens: O BOB, aquele cachorrinho simpaticíssimo que é o nosso guardião mor! Mas ele não quis saber de jabuticabas e quando chegamos em casa comeu um belo pedaço de pão caseiro...rsrs
    Pode deixar que vou dar o beijo na Vovó amigo e ela vai ficar muito feliz pelo seu carinho!!!
    Muito obrigada por tudo!!
    Abraços e uma ótima noite!!!

    ResponderExcluir
  32. Adriana, que post maravilhoso! É bom saber de pessoas como sua avó que mesmo diante das dificuldades não se deixaram abalar e seguiram em frente. E mais: prosperaram! Desejo tudo de bom para sua avozinha e que toda a sua família permanece sempre unida no amor e com muitas felicidades. Fiquei emocionada com a demonstração de carinho, já que não vemos isso por ai hoje em dia.
    Comemore muito o dia de hoje com sua flor, pois ela merece!
    Parabéns para a Vovó Zilda e sua emocionante trajetória!
    E parabéns para você, Adriana, pela belíssima demonstração de carinho para com sua vovó!
    Bjos para você e para a vovó Zilda!

    ResponderExcluir
  33. Mary Miranda ♥♫☼∞
    (marymiranda-fatosdefato.blogspot.com)
    comentou 12 horas atrás:

    Adri, querida amiga!

    Leve meu abração e meus votos mais ternos de muitas felicidades para essa senhora tão linda que é sua vovó Zilda!
    Não tive a felicidade de conhecer um avô sequer ( sou caçula e temporona, imagine?! A galera já tinha falecido...), mas acho muito bonito quem pode contar "causos" de avós, como você pode!!!!
    Adorei conhecer um pouco mais de você e de sua família; família ainda é uma das melhores coisas que existem!!!!


    Beijos, lindinha!!!!

    Continue trazendo artigos assim, tão motivadores de vida!!!!

    Mary:)

    P.S.: Amiga, hoje estou com problema para abrir caixas de comentários! Não consegui comentar no seu blog! ( Com o Du foi a mesma coisa...) Se puder, meu anjo, leve esse meu comment para o Vivendo A Vida Bem Feliz!!!!

    ResponderExcluir
  34. Mary, minha amiga maravilhosa!
    Eu também estava aguardando ansiosa a sua presença na festa da Vovó e a minha alegria aumentou agora que está aqui!!! Obrigada querida!!!
    Ah, puxa vida, seus avós se foram muito cedo não é mesmo? E ainda por cima é a caçulinha... realmente quem é de geração mais jovem não tem a oportunidade de conhecer as anteriores, anda mais quando se é temporona!
    Mas não tem nada não querida, no coração da Vovó Zilda você já é cativa, pois ela já criou 12 filhos, uma infinidade de netos e até de bisnetos e agora sinta-se integrante do Clube da Vovó também !!! Sem avó você não fica, acabou de ganhar uma : as vezes ela é meio turrona viu? rsrs mas é um amor e vai te dar muito carinho!!!!
    Eu é que agradeço seu maravilhoso comentário, que por sinal já está aqui, muito bem guardado, pois a festa continua rolando solta!!!!
    Um beijo linda!!! E um ótimo final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  35. Valquíria, querida! Tudo bem?
    Eu é que tenho que tenho que agradecer o seu belíssimo comentário, por ter sido tão gentil e amorosa para com minha Vovó!!!
    Ela é mesmo um exemplo de vida e tenho que aproveitar muito sua doçura, beleza e as vezes, um pouco da braveza também, afinal o sangue italiano que corre nas veias da Vovó a faz bastante sentimental!!!rsrs
    Muito obrigada amiga, suas palavras acrescentaram muita vida neste cantinho e agora a festa ficou ainda mais bonita!!!
    Agradeço novamente sua lindíssima participação!!!
    Beijos e um ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  36. Mais do que justa uma homenagem assim! Não é todo mundo que alcança uma marca dessas. Parabéns a sua vovó pelo aniversário. E parabéns à você por tão bela homenagem! Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigada Themap!
    Fico muito feliz com seu comentário e participação pois chegar aos 90 com saúde e lucidez para dar e vender como a minha Vovó é realmente um marco que deve ser festejado!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Que linda homenagem e que estória de vida, 13 filhos não é para qualquer um não, ainda mais na época citada. Parabéns a ela por seus aninhos(não vou falar o número), rssss e por ser essa fortaleza de mulher, como exemplo de vida. E parabéns a você por essa homenagem bem merecida. Dê um montão de beijos na vovó.

    ResponderExcluir
  39. Lilian, querida e linda amiga!!
    Muito obrigada por ter conhecido a história de vida da Vovó, amiga!
    Fico por demais envaidecida com a sua participação e ainda mais com o seu comentário que enalteceu ainda mais a minha super Avó!!!
    Quando eu for na casinha dela, na época do natal, terei tantas novidades para contar a ela ... tantas.. de que foi a história de vida dela, sofrida e muito bem vivida que mais encantou os meus amigos daqui....
    É claro que vou transmitir o seu beijo a ela e ela vai amar recebë-lo Lilian!!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  40. Adriana,

    A minha mãe completou 76 anos no mesmo dia, 07.12.1935.
    Ela nasceu em Berlin, plena Segunda Guerra. Aos 2 anos, para não morrerem, fugiram com as roupas nos corpos, pegaram um navio Italiano e vieram para a America do Sul. E não falta tambem o que contar.

    Eu queria lhe agradecer por apresentar sua avó e contar sobre a vida dela, alias, a sua tambem. Com tantos filhos, claro, muitos netos!

    Eu fiquei emocionada ao ver cada foto!

    Nunca prestei publicamente homenagem à minha mãe... acho que é a saudade que sinto dela desde criancinha, porque cresci, infelizmente, meio que longe dela e hoje ela novamente mora em Berlin... se eu falar muito, sinto tristeza por isso. É a saudade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Vim fazer uma visita, ver o que está a escrever, e ao mesmo tempo desejar um natal feliz, e deixar também meu carinho e amizade em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  42. Sissym... olá amiga..
    Senti bastante tristeza nas suas palavras querida... mas ao mesmo um amor incondicional por sua mãe e que gostaria de compartilhar conosco todo o orgulho que sente por ela! Igualmente a história de vida dela foi muito sofrida e agora está um tanto quanto distante de você.. Mas esta distância é em temos, e pode ser amenizada com o uso da internet! Talvez ela seja como minha avó que não aprecia muito estes usos tecnológicos modernos, mas você poderá reduzir as saudades um pouquinho não é mesmo?
    Sua mãe é uma remanescente do periodo mais triste da história, portanto é uma GUERREIRA amiga!
    Agradeço suas palavras e sua visita querida, a Vovó vai ficar muito orgulhosa de tudo !
    Fique bem querida, nunca se esqueça que está cercada de amigos!
    Um grande abraço nosso para você e sua valorosa mãe!

    ResponderExcluir
  43. Olá Antonio Batalha! Seja muito bem-vindo!
    Agradeço a sua visita e suas belas palavras e desejos de um feliz Natal!
    O desejo é recíproco! Muito obrigada!
    Que sua família sempre fique em paz!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Há muito vc sabe, que eu sou um... É não consigo ler um texto como este, travei no 1º paragrafo e não deu mais. Mas pelas palavras que consegui ver através do "embaçado" dos olhos em alguns comentários é mais uma das suas maravilha, espero um dia conseguir ler todo ele, Vai demorar mas acredite vou ler. BJKS para a mais linda e sensível Netinha do MUNDO.

    ResponderExcluir
  45. Olá Rui! Boa tarde!
    Agradeço muito a sua participação Rui!
    Mas, por favor, termine de ler o texto pois a história da Vovó é muito bonita!!!
    Eu realmente prezo muito minha Vovó e posso dizer que ela é o meu maior tesouro!!!
    Muito obrigada pelo atencioso comentário e volte para terminar a leitura quando puder amigo!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  46. Parabéns pra sua vó! Infelizmente nenhum dos meus avós consguiram esse feito...a nobre arte de viver com longevidade designa sabedoria em levar a vida harmoniosamente...
    abraços e um feliz natal pra vocêis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, momentos assim, passados com nossa avó querida são inesquecíveis!
      Longevidade e sabedoria, lindas palavras!
      Abraços e um Feliz Natal! :))))))

      Excluir
  47. Fiquei muito emocionada.

    Que grande mulher, a tua avó.

    Muitos parabéns e que continue por muitos anos, com saúde e rodeado de amor e saúde.

    Obrigada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pérola, boa noite querida!
      Fico feliz que tenha vindo conhecer a história da Vovó!
      No último dia 07 de dezembro ela fez novo aniversário, 93 anos!
      Comemoramos muito!
      Obrigada por seu carinho e presença amiga!
      Que continuemos assim em 2015, com muita força, fé e alegria!
      Beijos e uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  48. Amei a história da sua vó, quanta simplicidade e amor que Deus continue abençoando está família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre muito bem-vindo!
      Que bom que gostou da história da vovó!
      Agora ela acabou de completar 95 aninhos! :))))
      Tem mais homenagens a ela aqui no blog se quiser dar uma olhadinha tá?
      Abraços e excelente semana! :))))

      Excluir
    2. com certeza verei abraços

      Diana!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.