Atividades físicas que fazem bem ao seu cérebro:


 
Eu já sabia  que é essencialmente importante praticar atividade física para manter o cérebro ativo, mas  novidades neste quesito sempre me atraíram.

Recentemente li um artigo em que  para manter o cérebro ativo não precisamos ficar, por exemplo, fazendo palavras cruzadas ou  jogos de memorização.

Segundo o incentivador da nova técnica, o  coreógrafo e bailarino Ivaldo Bertazzo, para manter o cérebro ativo  devemos pular em cama elástica, massagear os dedos do pé, escovar a pele e respirar. Ficou surpreso com a novidade? Eu também!!!


Sim amigos,  é atividade física que faz bem para a nossa  cabeça. Mas nada a ver com os aeróbicos da vida ou a puxação pesada de peso das academias. O método Bertazzo é  simples e eficaz e utilizado mais para aquelas pessoas que buscam algo além do condicionamento físico tradicional.
O trabalho corporal aqui explora o alinhamento das articulações, o gesto, a expressão individual. Ensinada na Escola do Movimento, em São Paulo, a metodologia desenvolvida pelo coreógrafo está sendo compilada em livros.

O ato de massagear os dedos do pé é um ótimo exercício para o cérebro!


CÉREBRO ATIVO

O primeiro livro da trilogia, "Corpo Vivo", foi lançado em 2010. Agora, acaba de sair o segundo volume, "Cérebro Ativo". Falar nessa relação entre cabeça e corpo é pensar na tão difundida quanto mal compreendida expressão "consciência corporal".


Sua técnica de reeducação do movimento influenciou a maioria dos trabalhos corporais desenvolvidos no Brasil.Foi nos anos 1970 que ele começou a trabalhar com a educação do corpo tanto para cidadãos comuns quanto para profissionais como dançarinos ou terapeutas.Sua ideia agora, com os livros, é difundir o conhecimento adquirido em viagens de pesquisa, espetáculos e em mais de 30 anos de aulas.
Coreógrafo Bertazzo

"A linguagem do livro é muito singela. Se eu falar de certos funcionamentos do corpo para sua tia, ela vai me olhar com cara de paisagem. De que forma devo falar para que ela fique intrigada e se interesse?", diz Bertazzo.

Usar "cérebro" no título de uma obra que traz sequências detalhadas de exercícios para ensinar a pessoa a manter-se ereta, respirar melhor ou equilibrar uma bandeja já é uma forma de ser intrigante.

O que une pensamento e movimento é a organização motora, explica Bertazzo. E o que mantém a cabeça ativa é o estado de prontidão para organizar articulações e músculos em cada atividade. "Todo movimento voluntariamente executado vai recrutar áreas cerebrais", afirma o professor.


Pular na cama elástica com rotina vai turbinar o seu cérebro!

Uma das funções mais importantes da ginástica, segundo ele, é acordar os órgãos proprioceptores."Esses órgãos são como sensores localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles informam o cérebro sobre a posição do corpo."

Os exercícios ensinados no livro mandam novas informações para o cérebro, que, além de criar mais conexões nervosas, também vai acumular um maior repertório neuromotor para a execução de movimentos. "Se eu armazeno essas experiências motoras, tenho mais ferramentas para driblar pelo menos uma parte das limitações que podem surgir ao longo da vida, seja no processo de envelhecimento ou num acidente bobo como torcer o pé", afirma.

Para tornar o processo mais eficaz, Bertazzo ensina o que fazer antes e depois de cada exercício."É como fazer um bolo. Organize os ingredientes. A preparação, quando você recruta articulações e músculos, desencadeia atos mentais e processos conscientes."

Escovar a pele:

Sabia que pode deixar o seu cérebro mais ativo?
Ele também recomenda uma atenção especial à finalização do movimento. "É importante aprender a desacelerar a força desencadeada por cada ação."
Então pegue sua escovinha preferida e comece a escovação o quanto antes! :)


GESTOS HÁBEIS


Mas nunca se trata, aqui, de usar muita força ou velocidade. Bertazzo defende a inclusão de exercícios de psicomotricidade fina (aquela que é usada, por exemplo, para escrever) em qualquer programa de atividade física."Com gestos hábeis e milimetricamente ajustáveis, você usa muitíssimos neurônios. Mas muita gente elimina isso da ginástica. Toda aula deveria ter pelo menos dez minutos de trabalho psicomotor fino."

Se as academias não oferecem, ele sugere a inclusão desse trabalho no dia a dia. Por exemplo, cozinhando um prato especial (com salsinha bem picada) ou aprendendo algum novo trabalho manual: bordar, fazer crochê. "Isso é muito importante em fases difíceis da vida, como em uma separação ou mudança de emprego. Nesses momentos, o aprendizado motor torna a pessoa hábil, inteligente. Imediatamente vem a sensação de solidez e ela fica mais confiante."


SONS

Bertazzo também insiste na importância de soltar a voz na realização dos exercícios.

"Não é para gritar e mostrar que você é um animal maravilhoso. Mas expirar forte é emitir sons. E a maioria das pessoas mal expira quando faz ginástica", afirma. O que mais causa lesão, diz ele, é deixar o corpo e a cabeça funcionando no automático.

"Muitas pessoas agem como se bastasse falar para o corpo 'vai' para ele obedecer e executar ações necessárias. Aí que elas se estropiam."

Quando a cabeça funciona, o corpo não padece. E vice-versa.

 Ginástica então amigos.... E  com respiração correta!! :)


EXERCÍCIOS  SIMPLES  E BONS PARA A CABEÇA:

Vamos a alguns exemplos recomendados pelo coreógrafo:




Suba em uma cama elástica mantendo a postura ereta. Os bastões (podem ser cabos de vassoura) ajudam a organizar a coluna e a encaixar os ombros. Segurando os bastões, faça pequenos movimentos com os pés para cima e para baixo, como se estivesse pulando.










Levante um dos pés, dobrando o joelho para o lado, como na foto à direita. A rotação da coxa ajuda a retardar a descalcificação do colo do fêmur e o apoio em um só pé aciona áreas cerebrais ligadas ao equilíbrio.








Apoie o pé esquerdo sobre um banco. Pressione o pé direito contra o chão, girando a coxa direita para fora e "abrindo" a virilha. Erga o braço direito, mantendo-o arredondado











Leve a perna esquerda à frente, como se estivesse dando um passo, e apoie o pé esquerdo no chão. Em seguida, apoie a canela direita no banco. Gire a coxa esquerda para fora, distribuindo o peso do corpo igualmente nas duas pernas. O exercício gera reações no sistema neuromotor semelhantes às geradas em uma caminhada.










Veja a importância da prática de exercícios para o seu cérebro neste vídeo. Abraços e vamos praticar minha gente!

Fonte de Pesquisa: Folha de São Paulo e Jornal A GAZETA impresso
Imagem: Google imagens e Site Folha de São Paulo

34 comentários:

  1. Preciso comprar um jump urgente !!! rsrsrs

    Estou passando por aqui pra deixar um grande abraço, desejando que seu início de semana seja mágico, cheio de alegrias e surpresas boas :)

    "A gente não faz amigos, reconhece-os."
    Vinícius de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda, querida!! rsrs Eu também preciso de um jump!!! kkkk
      Além de ser um ótimo instrumento para turbinar o nosso cérebro, é uma delícia pular naquela cama elástica! Me sinto criança!! :))
      Além do mais, os exercícios no jump são excelentes em todos os sentidos e dá para praticar sozinha pela simplicidade dos movimentos!!!

      Eu que agradeço o seu carinho amiga!
      É tão bom receber afeto assim, com um recadinho lindo e iluminado como o que me deixou nesta tarde! Obrigada!
      Um beijo grande e desejos de uma semana fantástica!! :)))

      Excluir
  2. Uma verdadeira aula de como viver bem com o seu corpo, cérebro e a alma...
    Temos muito que cuidar do cérebro mesmo, pois o Alzheimer está a espreita, qualquer descuido aí pimba.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querido amigo Lu Cidreira!
      Pois é, eu também adorei essas dicas simples de boa saúde!
      Exercícios nada complexas, deixam o nosso cérebro tinindo, melhorando a irrigação sanguínea do local e aumentando a nossa atividade cerebral! Tudo é um conjunto maravilhoso! :)

      Sim amigo, se nos cuidarmos bem com exercícios, estimulamos o nascimento de novos neurônios, mantemos o mal de Alzheimer bem afastado. Por isso é tão importante estar sempre estimulando o cérebro não é mesmo?
      Agradeço muito sua presença, sua participação!
      Desejo uma ótima semana , praticando exercícios!!
      Abraços!!

      Excluir
  3. Oii Adriana, amei as dicas, essa de escovar a pele e massagear os dedos p ativar mais o cerébro é totalmente nova p mim, amei as dicas! Acho que vou comprar uma caminha elástica dessas p mim rsrs Bjooooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, boa noite querida!
      Sabe, quando me dei conta que escovar a pele estimula a função cerebral quase caí na risada! Puxa, eu pensei: isso parece bom demais! E novidades nesta área de corpo e mente adoro pesquisar e depois compartilhar!
      Agora vou sempre massagear os dedos, algo que não fazia com frequência. Afinal, além de ser relaxante estimula o crescimento de novos neurônios e não vou perder isso por nada!

      Quanto à cama elástica, esta tornou-se um dos meus sonhos de consumo...hehehe Já imaginou uma em casa para a gente pular quando bem quiser? Bom demais não é?
      Um beijo grande amiga e conte comigo para começar a praticar exercícios tá? No que eu puder ajudar , estarei aqui! É só chamar!
      Beijão e boa semana! :)

      Excluir
  4. Oi Adriana,
    O que faz muito bem ao meu cérebro é esta paisagem aqui...
    Lindo céu de imensidão azulada...
    Sério,
    Coisas simples e fácies de fazer.
    Acrescento uma boa música e palavras cruzadas.
    Beijo Capixaba.
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, minha querida brasiliense! Terra que adoro!
      Amiga, eu adoro o azul do céu e as nuvens branquinhas de paixão!
      Confesso que se eu voltar para Brasília, não vou mais conseguir sobreviver sem ver o azul do mar todos os dias. Acho que me viciei nesta terra!!

      Viu só querida? São exercícios super simples e que fazem um bem enorme. Não precisamos ficar na academia nos matando naquelas máquinas assassinas..rsrs Eu as chamo assim, porque não curto aquele ambiente fechado,cheio de aparelhos! Prefiro tudo ao ar livre!!! E estes, de tão simples, podemos fazer em casa. Só falta a cama elástica para completar!

      Ah, com certeza música e palavras cruzadas são um incentivo a mais para o cérebro. Também adoro!!
      Obrigada por sua presença tão animada!
      Um beijo grande e desejos de uma semana perfeita, iluminada!!!

      Excluir
  5. Blog muito interessante! Fico como seguidora.
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nita, boa noite!
      Seja muito bem-vinda ao Blog Vivendo a Vida bem Feliz!
      Espero que aqui esclareça algumas de suas dúvidas sobre saúde, exercícios e volte para conferir as demais novidades!
      Também conheci o seu trabalho e o seu cantinho e a estou acompanhando!

      Abraços com carinho e uma feliz semana! :)

      Excluir
  6. Oi, Adriana!

    Mas que interessante, não conhecia este aspecto do trabalho do Bertazzo, sobre a influência do exercício no sistema nervoso. Acho que será extremamente importante para todos, inclusive para a minha mãe, que começa a enfrentar problemas com quedas.

    Sempre aprendo bastante lendo seus artigos e não canso de admirar a desenvoltura do seu texto, bem como a riqueza dos detalhes. Tudo muito bem explicado e de utilidade prática indiscutível. Parabéns!

    Aproveito para agradecer, de coração, pelo carinho da sua visita, sempre tão atenciosa e agrdável. Muito obrigado por tudo!

    Bjos e uma excelente semana para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, muito boa noite amigo!
      Sua presença aqui é sempre uma grande honra para mim! :)

      Pois é, o coreógrafo Bertazzo nos deu lições excelentes não é?
      Técnicas de exercícios simples, naturais e eficazes e que que fazem bem demais ao nosso cérebro! Sua mãe pode praticá-los amigo. Não são exercícios pesados. Ao contrário, bem leves! Farão bem a ela!!
      Eu simplesmente adorei pela simplicidade dos movimentos e já estou praticando. Só falta mesmo a cama elástica..rsrs

      Amigo, assim me deixa exultante de felicidade com tantos elogios!!!
      Sabe, quando a gente gosta do que faz, parece que tudo fica mais bonito, mais divertido! É assim que me sinto quando escrevo algo para publicar no blog e quando acompanho o trabalho dos amigos em seus respectivos blogues!
      Uma intensa alegria se propaga!!

      Obrigada por sua presença e por tudo que aqui deixou com tanto carinho!
      Abraços e desejos de uma semana mais do que especial para você! :)

      Excluir
  7. Olá Adriana Helena,
    Incorporar um novo hábito não é um passe de mágica, nem seguir uma receita de bolo. Mas, é um caminho, que pode ser trilhado, com disciplina, aliada ao conhecimento de como funciona o seu cérebro.O cérebro está disponível para nos ajudar nesse desafio. Para tal, precisamos saber como ele funciona, para alimentá-lo com a munição certa.Nossas crenças, hábitos, comportamentos estão na parte inconsciente. Logo, para aprender um novo hábito, mudar outro, precisamos ativar o inconsciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alfeu! Muito obrigada por sua presença amigo!

      Tudo de novo que iniciamos é difícil por demais!
      Mas se não tomarmos a atitude de mudança, as coisas não fluem!
      E o cérebro, como muito bem você informou, pode se tornar o nosso aliado na busca dos nossos objetivos, desde que seja alimentado com a munição certa. Excelentes considerações as suas! Gostei demais!

      Sou grata por sua participação!
      Desejo uma ótima semana!
      Abraços! :)

      Excluir
  8. Eita que agora mais do que nunca eu preciso urgentemente começar minha atividade física!!!!

    Jesus, eu ando mto sedentária. Preciso acabar com isso, Adriana, pq minhas duas avós estão sofrendo com o mal de Alzheimer.

    Obrigada por nos alertar.

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, querida!
      Com certeza foram os novos acontecimentos em sua vida que desencadearam a ausência de tempo, para encaixar a atividade física no seu dia a dia.
      Mas agora que as coisas já estão estabilizadas, que tal começar?
      Um esforcinho a mais, sei que você consegue, pois é sarada por natureza e entrar nos eixos será para você, mais fácil do que possa imaginar!

      É só dar o primeiro passo, pois os exercícios podem evitar ou, pelo menos amenizar as consequências de algumas doenças no futuro, como o mal de Alzheimer.
      Atividades intelectuais como ler, escrever com a mão esquerda, disputar jogos de tabuleiro, completar palavras cruzadas, tocar instrumentos musicais e fazer atividades físicas regularmente, podem atrasar o início ou a gravidade do Alzheimer. Por isso a ordem é COMEÇAR JÁ AMIGA! Vamos colocar o cérebro para trabalhar em nosso favor!!

      Beijos e muito obrigada por sua presença tão querida!
      Feliz semana!!!

      Excluir
  9. Ótimas dicas, amiga, muito interessantes! Algumas eu nem conhecia, preciso ser mais esforçada e começar a praticar.
    Obrigada pelo post, um excelente aprendizado!!! :)

    Beijos... Boa noite!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, acho que hoje estamos com os mesmos pensamentos, pois enquanto você estava aqui eu estava lá no seu cantinho, vendo as suas lindas mensagens!
      Que coincidência não é? :) Muito feliz por sinal!

      São dicas bem simples amiga!
      Tirando a cama elástica, podemos fazer todos os exercícios perfeitamente em casa!
      Afinal escovar a pele e massagear os dedos dos pés até que é bem divertido né? E ainda fortalece o nosso cérebro, pois são atividades muito bem aceitas por ele! Vamos exercitá-lo amiga! COMECE JÁ!!

      Um grande beijo e uma semana plena de alegrias!!
      Fique bem!! :)

      Excluir
  10. Olá!Boa noite
    Amiga Adriana
    chegando ao blog mais sorriso da blogosfera.
    Interessante esse método. Ivaldo fez algumas participações na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
    ...se fossemos manter o cérebro ativo de forma "tradicional", fazendo palavras cruzadas ou jogos de memorização, o próprio Bertazzo diria que nessas horas esquecemos de prestar atenção no nosso corpo, que é tão castigado pelos maus hábitos cotidianos. E que isso já é uma interferência nas condições de receber e processar informação.Portanto, nada melhor do que praticar essas atividades tão simples como massagear os dedos,escovar a pele...que vc tão bem destacou.
    Gostei de mais uma postagem.Parabéns!
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Boa noite
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felisberto!
      Puxa, abri o maior sorrisão quando disse que aqui é o blog mais sorriso da blogosfera...rsrs :) :) :) Adorei!!!
      Quer dizer que você teve a oportunidade de ver o Bertazzo em ação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo? Puxa, que honra não é?

      Pois é, temos é que dar mais atenção aos movimentos simples prestando atenção no que fazemos!Aí condicionamos o cérebro a fazer os movimentos corretamente! Falou tudo amigo!! Obrigada por contribuir com sua prática!
      Eu que agradeço sua presença e sua contribuição amigão querido!

      Abraços e carinho!
      Tenha um ótimo dia!

      Excluir
  11. Olá Adriana,

    Adorei conhecer estas novidades. Afinal, massagear os dedos do pé, escovar a pele e respirar não requer sacrifício algum, pelo contrário, é prazeroso. A cama elástica pode esperar-rsrsrs.
    Excelentes as dicas do coreógrafo. Vou começar já. Quem é que não deseja ganhar uns neurônios novos no cérebro?-rsrsrs.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, boa tarde querida! Tudo bem?
      São novidades simplesinhas, mas bastante eficientes!
      Também estou interessada em uma cama elástica: mas vou usar mais para brincar de pular do que me exercitar..rsrs Adoro ser moleca!! :)

      E para ganhar novos neurônios e fortalecer a comunicação entre eles vale tudo não é? Até escovar a pele!! :)
      Muito obrigada por ter vindo e deixado o seu pedacinho comigo Vera!
      Beijos grandes e excelente semana!!

      Excluir
  12. Sim, fiquei surpreso mesmo, Adriana! Já vi umas entrevistas do Bertazzo e ele é bem engraçado. Me diverti. Ótimas dicas que vc postou aqui. Exercícios que nem precisam ser feitos em academias. Pode ser na praticidade do lar mesmo. Beijos e boa quarta!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, boa tarde amigo!
      A medida que avançava na leitura do método de Bertazzo mais me impressionava! Ele deve ser mesmo uma figura incrível, pois tem experiência de sobra em atividade corporal não é?

      E fazer exercícios em casa é bom demais, pois dá uma sensação de conforto!
      Eu gosto muito amigo!
      Muito obrigada pela presença, Foi Demais! :)
      Maravilhosa Quarta-Feira para você também!!
      Beijos!

      Excluir
  13. É sempre um prazer passar por aqui. Entramos num espaço que nos deixa cheios de energia... Um grande abraço, Adriana, e sempre meu carinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, eu que sempre me sinto lisonjeada com a sua presença!
      Quando poetas e poetisas vem aqui e deixam carinhos,
      parece que tudo fica florido e perfumado!

      Beijos e volte sempre tá, com sua luz e alegria!!
      Feliz semana e tudo de bom! :)

      Excluir
  14. Olá Adriana!!!

    Ótimas as dicas!!! As atividade físicas são muito importantes mesmo para manter o cérebro ativo, algumas pessoas não entendem o quanto isto é significativo e fundamental. Gostei muito também do post anterior sobre a gelatina, fiquei surpresa com algumas informações, muito bom também!!!
    Uma semana repleta de coisas boas pra você assim como é tudo o que você transmite!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, boa tarde querida!
      Sim, com certeza!
      Atividade física é como respirar: temos que fazer todos os dias!
      O cérebro também agradece o investimento tão importante para a saúde!

      Ah, o post da gelatina pegou tomo mundo de surpresa!
      Afinal, parecia inofensiva e as crianças adoram!
      Mas tem alguns defeitos, pois contém excesso de corantes e açúcar!
      Temos que ficar atentos e não exagerar! :)

      Agradeço sua visita Bia, sempre tão gentil!
      Beijinhos e um restante de semana maravilhoso!

      Excluir
  15. Querida amiga! Adorei saber de tudo isso! Obrigada por compartilhar! Uma abençoada e feliz semana!
    Carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, eu que agradeço sua presença querida!
      Fico feliz que tenha gostado das dicas!
      São coisas simples, mas que fazem um bem enorme para a nossa saúde não é?
      Você também é mestra, conhece todas as especiais datas do nosso calendário e incentiva o compartilhamento e conhecimento de todas elas! obrigada! :)

      Um beijo grande e desejos de uma maravilhosa quinta-feira!!

      Excluir
  16. Reafirmando a paráfrase ao lembrar de um velho amigo: '- prefiro pagar um siminino qualquer que faça para mim do que me matar numa academia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    rsrsrsrs

    Vim para lhe contar uma história de meus dois sobrinhos,por ser muito longa e estar meio de pirraça e com muita preguiça, deixarei a explanação para a próxima postagem: o EMO (filho de minha irmã) praticante de Taekwondo que quebro ele vez ou outra e a GORDA (filha de meu irmão) lutadora de sumô ,que corro léguas...
    Tenho boa mobilidade...

    A minha genética me auxiliou muito,nunca fui de fazer exercícios físicos,e por causa do meu ofício ser braçal e mental ,possibilitou-me estar sempre em movimentos contínuos,mantendo o corpo esteticamente bem....
    melhor...mantinha!!! A idade é inimiga e a minha barriguinha começa a cair sobre o cinto e quando ultrapassá-lo,somente o São Bisturi das causas perdidas realizará o milagre .Mas jamais cultuei o corpo,mas estou precisando muitíssimo de me exercitar,principalmente.pela saúde

    Legal Adriana o post,
    são exercícios fáceis, práticos e servem como relaxamento muscular e mental
    Uma outra coisa muito boa como exercícios para trabalhar a circulação e massagem nas pernas, bastaria despejar num balde ou qq recipiente que caiba um volume denso de água e colocar bolinhas de gude,mergulhar as duas pernas e uma ,massagear a outra com as 'biroscas'

    Imagina só...depois destes exercícios citados por você?????
    rsrsrsrsrsrs

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nino! Bom dia querido amigo!
      E muito festivo por sinal, pois sua participação aqui é sempre bastante comemorada! :)

      Eu também não curto academia amigo...rsrs Mas você tem ótimas opções ao ar livre que fazem o mesmo efeito!
      Agora, você está em uma enrascada das boas com os seus dois sobrinhos hem? kkkkk Desculpe, mas não consegui parar de rir ao imaginar a cena de você colocando as canelinhas para praticar uma corrida emergencial escapatória...kkkkkk Pernas para que te quero amigo!! Afinal praticantes de Taekwondo e Sumô conhecem técnicas perfeitas de dominação e proteção!! Você está literalmente "lascado" rsrs

      Hoje em dia, atividade física praticamente virou uma questão de sobrevivência e manutenção de uma boa saúde e, no seu caso, deverá ser realizada todas os dias a partir de agora amigo! Assim, tenho certeza que a barriguinha, que insiste em aparecer, o deixará em três tempos, sem necessidade de bisturi nenhum...
      Você não precisa destas técnicas cirúrgicas para ficar bem Nino. É só marcar uma corrida com seus sobrinhos três vezes por semana e faça assim:
      Primeiro provoque-os bastante, deixe-os bem nervosos.
      Depois, ah, depois é com você!!
      Tente escapar ileso do cerco e chegará ao final do percurso com a perda total de mais de 1000 Kcal em apenas 30 minutos! Um recorde mundial.. kkkkk Além de ser uma prática muito salutar, é claro!! :)))

      Nino, suas dicas com as bolinhas de gude funcionam muito bem sabia? São relaxantes. Eu tinha uma caixinha lotada de bolinhas na infância e mantenho até hoje. São lindas, coloridas e transparentes. Sempre me fascinaram! :) Adorei recordar!
      Amei!! E depois desses exercícios todos, será um bálsamo dos deuses!!

      Adorei sua presença, gostei de saber mais um pouco de sua família!
      E convido para voltar sempre tá?
      Um abraço forte e um ótimo final de semana!!

      Excluir
  17. Um aula de como viver a vida bem feliz <3
    bjos amiga :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia, boa tarde querida poetisa!
      Eu que agradeço sempre a sua simpatia de vir aqui!
      Fico muito feliz que tenha gostado das dicas!

      E hoje é um dia mais do que especial, sexta-feira e final de semana!!
      Vamos aproveitar para ser feliz amiga!! :)
      Beijos e aproveita muito!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.