Agora somos um blog responsivo!



Agora somos um blog responsivo!

 :)))

Oi gente, preparei uma surpresa para vocês nesta semana. Estudei a melhor forma de deixar o Vivendo a Vida bem Feliz responsivo. Sim, era necessário. Ele estava ficando pesado e reformas são necessárias. Veja a partir de  agora como deixei o site muito mais leve e interativo para facilitar a navegação.


Mas afinal o que é um site responsivo? 
Vou explicar melhor...
Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (computador, celular, notebook, tablet, etc).
Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.
Faça uma experiência para entender melhor o conceito de responsivo.Tente aumentar ou diminuir muito a janela deste blog. Reparou como o conteúdo se reorganizou de acordo com o tamanho do browser? Agora entre na página inicial do blog. Notou  que mesmo com novos slides, a tela abriu normalmente sem pesar tanto? É isso! Se você acessar esse blog de um celular ou tablet vai reparar em outras adaptações. Tudo pensando em melhorar a sua experiência de navegação. Isto é design responsivo. 

Veja como é um site responsivo exibido no formato desktop:
Design Responsivo - Desktop

Design Responsivo - Celular e Tablet
O mesmo site responsivo exibido no formato celular e tablet:

Precisei me adaptar aos novos tempos em razão do aumento do acesso ao blog via celular. Uma pesquisa comprovou que os smartphones ultrapassaram os computadores pessoais em vendas e muitos dos meus amigos e visitantes  acessam o blog via celular. Pensando em vocês e no seu conforto que tornei o blog mais leve.  Foram dias de estudo para a escolha de um template que melhor se adaptasse às condições anteriores do site. Olha, e foi um estudo complicado para quem não entende muito de HTML como eu...rsrs  Mas enfim,  creio que consegui!

Como testar um site responsivo
Existem dezenas de sites que simulam várias resoluções de telas para você testar o seu site como por exemplo o Responsive Design Checker. Testei o meu depois de pronto  e digo que fiquei muito satisfeita com os resultados,  pois agora o blog insere-se em todos os dispositivos de maneira regular. Veja só:


O Google também possui um site para você fazer um teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Para acessá-lo clique aqui. Veja o resultado do Vivendo a Vida bem Feliz, o que me deixou muito feliz mesmo:

Entendeu agora porque  precisei  atualizar meu blog para responsivo?
Tempos atrás o Google lançou uma campanha chamada #MobileMadness onde a partir de 21 de abril a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornou um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.
Como o blog está agora?
Também aproveitei para reorganizar o blog aumentando o leque de compartilhamento nas redes sociais e  inserindo o botão pin (pinterest) em todas as imagens. Muitos amigos vem do Pinterest para ler os artigos e gostam de compartilhar as imagens. É uma ótima plataforma e por isso facilitei o acesso e a interatividade.Se quiser pinar uma imagem é só passar o cursor em cima da foto que automaticamente o botão aparece. É só clicar em cima dele e pronto! Compartilhou!!

Botão de pinar bem visível na imagem:



Novos slides de acordo com o tema escolhido:

Também inseri slides móveis de acordo com o tema semanal. Note que agora  eles estão mais leves e com descrição para facilitar a procura do tema preferido dos leitores. Mas só se encontram na página inicial (HOME). Nas páginas internas, de marcadores e arquivos os slides não aparecem para não pesar! :)))



Páginas numeradas:

Também, na página inicial, você tem acesso direto a todos os artigos apenas clicando nas páginas numeradas próxima ao rodapé do blog. Agora você pode ler o que quiser facilmente.  E todos os artigos estão com marcadores bem visíveis para facilitar a busca. É só ir clicando até encontrar o seu artigo favorito:

Imagens otimizadas:
Ah, e para aumentar ainda mais a leveza da abertura das páginas, terei que evitar o excesso de gifs e imagens. Esse é um processo que ainda farei devagar em todo o blog: otimizar as imagens pois algumas são bastante antigas e bem pesadas. Mas farei aos poucos, afinal são mais de 5 anos de blog e 317 artigos. E o número de visitantes  está aumentando. Por isso que mudanças são necessárias. Este post já está otimizado para inaugurar os novos tempos.... rsrs :))) 

Comentários do Blogguer e Facebook na mesma página


Amigos, aproveitem para deixar o seu comentário abaixo, pois preciso testar o novo sistema de comentários do blogguer e do Facebook juntos na mesma aba... rsrs É só escolher onde quiser comentar.  O  formulário do face aparece primeiro e em seguida vem o do blogguer. Até do celular será possível comentar agora gente!!  :)))


Posts mais enxutos:

Evitarei ao máximo em escrever textos muito longos. Confesso que sou bastante prolixa em razão da minha profissão, por isso vou evitar de escrever verdadeiros testamentos....kkkkkkkk  Os novos tempos pedem objetividade e rapidez. Ninguém tem paciência para ler artigos muito completos e com muitas  informações. O poder de síntese tornou-se relevante. Por isso minha gente, preparem-se,  novos tempos chegaram!!! Uhulllllllll  O vídeo abaixo inseri para testar o tamanho que fica nos dispositivos móveis. É do meu canal no You tube. Se gostar, deixa um comentário aí tá? Beijos e até a próxima!!!!


Inspiração: comersite.com.br
Imagens do meu arquivo pessoal

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

18 comentários:

  1. Nossa Dri, fazia tempo que não passava por aqui,seu blog ficou lindo...Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú, nossa quanto tempo querida!!!
      Puxa, é um honra ter você aqui no blog e comentando!
      Fico feliz demais!
      Antes, o peso dele afugentava todo mundo não é? rsrs
      Agora espero melhorar a cada dia!

      Agradeço o carinho da visita minha linda!
      Desejo uma noite maravilhosa! :)))
      Beijos!!

      Excluir
  2. Adorei o post!
    Me incomoda bastante quando abro um blog no cel e tenho que ficar ajustando o post com zoom para conseguir ler. Porém acho que ñ farei nos meus,é que ñ consiguirei e ando tão sem tempo para tentar...Mas amei o seu blog,e ficou mais fácil de comentar, pois agora tbm podemos comentar pela aba do fb, e nesta aba consigo comentar pelo celular quando estiver longe de casa.
    Parabéns pelas mudanças em seu blog,desejo a vc muito sucessos e acessos, é preciso muita coragem para mudanças e vc teve.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, minha querida!!!
      Fico feliz demais que tenha vindo aqui amiga!!!!

      Ah, obrigada!!
      Eu estava notando a ausência das minhas amigas em razão do peso do blog há algum tempo...
      Elas provavelmente tentavam entrar e ele carregava tão lentamente, que desistiam...rsrs
      Pensando em resolver essa situação, que há muito me incomodava, parti para o estudo para deixó-lo mais leve!!Tive que tirar o excesso de imagens e implantar um slide mais sutil.

      Célia, eu tenho certeza que você consegue também. Mas realmente precisa-se de tempo para ir testando as opções que se encaixem melhor no antigo design. Eu aproveitei os horários de folga, madrugadas e feriado para fazer isso... Para quem não entende muito de códigos é mais complicado mesmo! Eu penei...rsrs

      Querida, adorei sua presença, fiquei muito feliz que tenha vindo conhecer as novidades!!
      Saiba que sua participação é sempre muito especial viu?

      Deixo desejos de uma ótima noite e um final de semana maravilhoso!
      Beijos!! :))))

      Excluir
  3. Adorei!!!
    Tbm mudei o meu, só que consegui fazer eu mesma com um nativo do Blogger. Era meu sonho!!! Dá uma trabalheira, mas é compensador. Aproveitei para checar no Responsive Design Checker, eu não conhecia. Valeu, amiga!
    Bjk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose querida, que legal você aqui amiga!!!
      Gostou mesmo? Nossa, para mim foi uma coisa complicada de se fazer, eu morri de medo de perder o blog todo...rsrs
      Essas coisas de código são por demais complexas não é? Não sei como você consegue fazer um blog inteirinho seu, do seu jeito e ainda criando os códigos!!
      Tem que ser muito fera viu? E você é!! :))))
      A trabalheira deve ter sido grande demais!!
      Vou lá para ver!! Viiiva!!!!

      Um grande beijo querida e um maravilhoso final de semana!!!

      Excluir
  4. Olá,querida Adriana,boa noite...sim, penso que deu um "trabalhão" para tu torná-lo ( o blog) em responsivo, pois não é tarefa fácil, exige um pouco de conhecimento de algumas linguagens html etc e tal ...masssss, é conforme "escrevi" uma vez em meu blog,queremos que nosso blog seja a nossa "cara", tanto que configuramos conforme nossos "equipamentos" e "esquecemos" que nem todos tem os mesmos .Quando de nossa criação/início é até compreensível,mas com o passar do tempo, temos que ir ajustando/adaptando para resoluções diferentes, até para facilitar a experiência do usuário e ,inclusive,para diminuir a taxa de rejeição de nosso blog, pois quem nunca deixou de ir à um blog,porque demorava para carregar,não é? E agora mais ainda,pelo dinamismo e velocidade em que estamos inseridos e porque a "mobilidade" é um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Sim, também penso que alguns elementos não precisam ficar em todas as páginas,ou iniciais ou internas.Gostei do "breadcrumb" e das imagens otimizadas,eu também, estou redimensionando imagens antigas aos poucos,principalmente,quando vejo uma nova visualização nela ...quanto ao tamanho do post, eu até acho que o poder de síntese é um encanto,mas , para mim, o que importa é o conteúdo e não o tamanho...já dizia uma colega minha ,não existe texto longo ou curto,existe texto chato e banal... enfim, ficou muito belo o seu blog,com uma brilhante apresentação e com certeza, muitas de suas informações ,acima, serão de grande valia/aprendizado para a grande maioria...parabéns!
    Agradeço pelo carinho de sempre,excelente continuação da semana,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu poeta Felis!
      Que bom que veio conferir as mudanças aqui no blog... Finalmente consegui me livrar do fundo de nuvens coloridas...rsrs
      Sim, sim, temos que configurar o blog conforme os equipamentos e a velocidade da internet para poder abri-lo e deixá-lo em um determinado padrão não é? Como eu demorei para entender isso....hihihihihi Adorava encher meu blog de tudo quanto era enfeite.. na época do Natal então, aqui virava um vedadeiro parque de diversões de tanto que brilhava...kkkkkk

      Estava percebendo, paulatinamente ,que os amigos deixavam de vir aqui pela dificuldade no carregamento, o que me deixou um pouco desesperada... Sentia muito a falta de todos!!
      Ah, adorei o que falou do tamanho do post! Sabe, adoro escrever e deixar tudo bem explicadinho e creio que o tamanho da escrita e o conteúdo imenso, não sejam problemas não é mesmo? O problema está no excesso de imagens e isso vou ter que me conter muuuuito...rsrs

      Obrigada amigo, agora também sou "responsivo"como seu blog!!! Eeeeeee
      Um grande beijo e uma excelente semana amigo!! :))))

      Excluir
  5. Dia de Teleton..
    "Assistir o Teleton é uma lição de vida para sermos mais gratos"
    é isso que tenho ouvido e lido nas redes sociais.
    Mas será que precisa chegar esse dia para praticar o amor ao próximo?
    Ou se ama ou não se ama. Mas será que é assim tão simples? Porque como consequência vem a ação desta máxima, que é fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem. Parece um parâmetro perfeito, e provavelmente seja. Mas como fica quando não tratamos o próximo da maneira que gostaríamos de ser tratados?
    Este link é de uma guerreira que desde que nasceu vem lutando e tem conseguido. Porém ao entrar lá existem outras crianças, adultos e até animais precisando de sua ajuda,até porque hoje em dia animais tem mais valor que muito ser humano mesmo...Mas nao deixem de doar,você poderá salvar uma vida.
    Precisamos de sua AJUDA - DOE, não importa o valor, o importante é a sua DOAÇÃO DE AMOR ♥.

    https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-uma-guerreira-a-guerriar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia, obrigada pelo seu recado!!
      Todos vão contribuir para a pequenina guerreira, com certeza amiga!!!
      Vamos doar todo o amor do mundo!!

      Beijos e uma semana linda!!

      Excluir
  6. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

    Que maravilha, o Vivendo a Vida Bem Feliz tornou-se um blog responsivo, um blog profissional, parabéns pela transformação e empenho!!!
    Hoje é muito importante investir em melhoras, pois todos os buscadores dão preferência para os blogs mais leves e responsivos.

    O seu trabalho deve ter sido árduo, mas valeu a pena, o blog ficou leve e com cara de profissional, muito bom!

    Gostei da nova formatação, ficou ótima!
    Vez ou outra é preciso dar um tempo nas postagens e investir em melhorias, as coisas vão mudando, as exigências aumentando e os buscadores vão ficando cada vez mais exigentes com a qualidade e velocidade.
    Esta transformação também ajuda muito com os "bugs", muitos deles desaparecem completamente.

    Compensa investir também na otimização das imagens, para que se tornem mais leves e rápidas, fiz isso no meu blog, fui fazendo aos poucos. É um trabalho duro, mas compensa muito.

    O vídeo ficou maravilhoso, uma bela apresentação, parabéns!!!
    Também gostei do bloco de comentários, ficou bem mais simples e mais rápido.

    Parabéns minha querida amiga, você transformou completamente o seu blog, ficou maravilhoso!!!

    Tenha um lindo, feliz e abençoado domingo!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu querido amigo Luis! :))))
      Que felicidade poder comentar de uma maneira mais ágil e simples aqui no blog via face amigo! E desta vez os comentários abriram rapidinho...rsrs

      Sim querido amigo, eu estava perdendo todos os amigos que não coneguiam mais entrar aqui devido à lentidao no carregamento...Resolvi correr atrás e estudar para melhorar! Fico feliz demais que o tenha achado com cara de profissional...hihihihi Esse elogio foi fantástico amigo, adorei!! Estou lisonjeada! Tive que estudar muito pois não entendo os códigos muito bem e me deu muito receio de perder o blog no ato da transferência de template... Mas, enfim, creio que valeu a pena não é mesmo?

      Sim, sim, os bugs nada mais eram do que a dificuldade em abrir a página...rsrs
      Agora só preciso otimizar as imagens e os gifs gigantescos que tenho aqui no blog, e olha que não são poucos... Mas isso será de forma gradativa e sei que dará um trabalhão danado...rsrs
      Obrigada meu querido amigo e agora, espero que as melhorias surtam o efeito esperado!!

      Tenha uma semana maravilhosa querido amigo!
      Abraços e muito carinho!

      Excluir
  7. Adriana, querida,

    Seu blog ficou um luxo! Parabéns!
    Imagino o trabalho que deu para torná-lo responsivo, mas valeu a pena.
    A navegação ficou leve, rápida e bem prazerosa.
    Não sei lidar com esses detalhes, mas fiz o teste de compatibilidade do meu blog com dispositivos móveis e deu positivo. Menos mal, né???
    Pretendo deixar o meu blog com o fundo todo branco; aliás, já experimentei, mas não consegui fazer um cabeçalho adequado, do tipo do seu. Qualquer dia eu descubro como se faz-rsrs.
    Adorei!
    Mais sucesso ainda para este seu lindo espaço!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera!!!
      Ah, que bom que veio aqui dar uma olhadinha nas melhorias querida...
      Eu sabia que vocês já não estava vindo em razão da lentidão no carregamento que era brutal...hehehehe
      Mas consegui reverter um pouco a situação que já estava precária...rsrs

      Ah, você me dizendo que a navegação ficou rápida, prática e prazerosa é o meu maior presente!! Uhullll Era realmente isso que eu querida!!!

      Sim, sim, Verinha!! Seu blog é muito leve e com certeza você já entendia um pouco de SEO para poder deixá-lo o blog responsivo para dispositivos móveis ,pois ele sempre foi muito leve e com imagens lindas e sobretudo, otimizadas! Por isso que o acesso nele sempre foi praticamente instantâneo!!

      Já o meu, demorava séculos para carregar as milhões de fotos que sempre instruiam os artigos...kkkk Agora terei que me conter muito...rsrs E ainda terei que otimizar as fotos antigas...rsrs

      Sim querida, eu procurei um template branco para não influir no carregamento e creio que essa é a melhor forma para deixá-lo mais leve também. Quanto ao cabeçário, as medidas já vieram no próprio template e como não consegui inserir a minha imagem anterior, que era gigante precisei adaptar esse cabeçário, que é bem menor. Apenas inseri a imagem no local e deu certo. Creio que dará certinho também no seu Vera!! Mas dependerá do template que você vai colocar no seu blog.

      Agradeço demais o carinho da presença minha linda!!!
      Muitos beijos e uma grande e especial semana!

      Excluir
  8. Bom dia querida!
    Muito boas mudanças! Testei meu blog nos dois links que deixou (acho que o meu não é responsivo), mas deram divergência. No primeiro link vi que não se encaixa em quase nada rsrs e no segundo, o Google deu a mesma mensagem que pra vc - sinistro!
    Quanto à leitura, bom... eu sou suspeita, pois qdo entro num cantinho, leio tudo antes de comentar. Não gosto de ser número, gosto de participar rsrs.
    Há um tempo atrás, pesquisei sobre colocar comentários do blog e do face juntos lá na caverna, mas fiquei com receio de ficar mexendo ainda mais no html e deixei pra lá. Acho que o blogger deveria facilitar e se unir mais ao face, independente de brigas de empresa rsrs.
    Penso que deu um trabalhão, mas que esse é o caminho, afinal quando produzimos conteúdo, o objetivo é totalmente diferente de um blog "recreativo" como o meu. Achei que ficou levinho e carregou super rápido, parabéns!!! Quem sabe um dia eu também não me adapte às mudanças? Gosto de blogar, mas às vezes fico me perguntando o objetivo de tudo...
    Sucesso e que a cada dia mais pessoas cheguem aqui!
    Abração esmagador e feliz semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poções, quanto tempo querida Bruxinha!!
      Testou o seu blog com os links? Que legal!!! Sabe qual a melhor forma de torná-lo responsivo? Não tem jeito: é trocar de template por um adaptado para responsivo! O seu é tão lindo querida e mesmo que não tenha dado 100 % responsivo, ele é muito leve e dinâmico!
      Já quanto aos dispositivo móveis, viu que mesmo eu tendo trocado por um template responsivo, ainda está com aquelas mensagens do robô do google? E eu realmente não tenho o conhecimento necessário pra poder corrigir isso...rsrs Então, vai ficar assim mesmo por ora! :))))

      Sim, também adoro ler tudo e compreender o que o autor quer dizer! É muito importante que o texto seja de fácil entendimento...Eu sei que exagerava nos meus, com muitas informações e fotos em demasia e pretendo corrigir ( um pouco, pelo menos) rsrs

      Querida, pode colocar os comentários do face no seu blog sem medo. Vou deixar o link que eu utilizei aqui no meu e deu muito certo. Eu testei 3 tutorias e este, o da Elaine Gaspareto, foi o que mais deu certinho!! No início, os comentários ficavam instáveis, mas creio que com o tempo, se adaptarão ao template. Se quiser testar, este é o link http://www.elainegaspareto.com/2013/06/colocar-os-comentarios-do-facebook.html
      Ela explica de uma maneira muito clara e objetiva e tem até vídeo. Sugiro testar primeiramente em um blog de testes para depois colocar no seu original. Aí não tem erro querida, é batata!!
      Creio que, como você disse, o Blogguer e o Facebook não se unirão tão cedo e então nós temos que nos adiantar e fazer à nossa maneira...rsrs

      Beijos minha linda e se tiver dúvidas, não deixe de me perguntar, pois quem sabe eu poderei auxiliá-la na inserção dos comentários do facebook ,pela prática que adquiri aqui com o meu ok?

      Tenha uma semana linda!!
      Beijos!!

      Excluir
  9. Adriana, ficou bem melhor agora a navegação. Realmente, demorava muito para o acesso!Agora, ficou leve. Se tivesse tempo, faria isso no meu também. Amiga, tenha um linda semana. Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Adeladia!! Bela surpresa a sua presença!!!
      Que bom que gostou querida, eu estava mesmo precisando renovar e inovar, principalmente no carregamento do blog.

      Antes, ele demorava quase um minuto para abrir e agora, em 10 segundos, ele carrega tudo!
      Se quiser fazer um teste de carregamento no seu, use este link que e muito bom!
      https://tools.pingdom.com/

      Beijos querida e uma semana maravilhosa tá?
      Se cuida!! ;)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.