Santa Teresa, a doce terra dos Colibris!





Olá amigos mais queridos do mundo! Continuando o passeio pelo belo Espírito Santo, para comemorar o dia Internacional da Felicidade, trago hoje para você minha linda cidade onde passei minha  doce infância e que jamais esqueci: Santa Teresa, a terra dos colibris e primeira cidade do Brasil fundada pelos imigrantes italianos. Verás que é um circuito maravilhoso! Venha comigo! 😉

Você vai se surpreender com tanta beleza, tanta vitalidade, tanta natureza!! Aqui é um pedacinho da história do Brasil e também um paraíso, com toda a certeza!😊 Tem um pouquinho de tudo, entre beija-flores e orquídeas, beleza a perder de vista!




Santa Teresa é o lugar da natureza e fica pertinho da capital do Espírito Santo, Vitória. São só 80 km que as separam. Digo que quem mora lá é privilegiado,  pois reside em um verdadeiro tesouro natural e paisagístico. Na infância, eu apenas brincava e nem sabia o quanto a cidade era incrível. Este monumento no jardim  nunca me saiu da memória, pois a arquitetura é bonita e detalhada, típica da arquitetura neocolonial:
A cidade tem tantas e tão boas atrações, que vale a pena investir um final de semana para conhecê-la. O primeiro lugar que sugiro é ir na Praça Augusto Ruschi, a pracinha da minha infância.  Veja como o jardim é bem cuidado e lindo... 
Ahhhhh como brinquei feliz neste jardim com seus canteiros de flores e areia branquinha,  que tem parquinho, estátua, monumentos e até um chafariz. A pracinha fica rodeada de escolas, inclusive estudei em uma delas, a Escola Pessanha Póvoa,  que foi construída em 1929 e apresenta traços da arquitetura neocolonial. Como eu fui feliz aqui gente, vocês não tem ideia! Eu corria nestes corredores de areia e divertia à beça! Ser criança é a melhor coisa do mundo! 
Santa Teresa é também chamada "Beija-flor do Espírito Santo", graças à abundância destas aves na região e, principalmente, por ser a terra onde nasceu e viveu o cientista Augusto Ruschi — pioneiro nas pesquisas com beija-flores e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, localizado no centro da cidade, bem próximo à pracinha! Passear no museu é garantia de felicidade, pode crer!
O município possui uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo, e está cercado pelas montanhas da região serrana do Espírito Santo, com cerca de 40% de seu território composto de Mata Atlântica.A cidade fica encravada em um vale e é cercada de montanhas e matas. Veja que maravilha:
Conseguem observar no centro da imagem  a Igreja Matriz da cidade? Já subi muito aquelas escadarias. Seu interior é lindo, com pinturas e imagens belíssimas.  É de uma arquitetura exemplar e foi construída em 1906. No pátio lateral, encontra-se o monumento em homenagem ao 1º Cinquentenário da fundação do Município, com o nome dos primeiros imigrantes. A maioria das construções gravita em torno da famosa Rua do Lazer. A Igreja Matriz,  como você pode observar, fica num elevado bem no início da rua e teve seus sinos doados por Dom Pedro II. Fantástico não é? O badalar dos sinos é tão forte que chega a estremecer as escadas...rsrs
Santa Teresa é reconhecida como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no Brasil, em 1875. As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. Os colonos dedicavam-se à agricultura, tendo de início, cultura do café e cereais como principais atividades econômicas. Mas a cultura que se desenvolveu de fato foi a do café, que perdura até hoje como principal produto agrícola da região. Construída em 1875 pelos irmãos italinos Antônio e Virgílio Lambert, esta é considerada a primeira casa de Santa Teresa. Hoje ela abriga um mini-museu que conta a história dos Lambert, um dos primeiros imigrantes italianos a se instalar no município.É tombada como Patrimônio Histórico Estadual desde 1985.
Nas montanhas da cidade se cultivam e se preservam, inclusive, espécimes lindíssimas como ipês e quaresmeiras que dão um colorido especial à cidade.  As quaresmeiras são nativas  da Mata Atlântica e foi instituída como árvore símbolo do município de Santa Teresa pela Lei Municipal 2.441/2013. Recebe este nome devido o espetáculo da floração durante o período da Quaresma, entre os meses de março e maio. É  muito lindo minha gente! Paisagem inigualável!






⏩   Distante 1 km do centro do município, seguindo pela Rodovia que liga Santa Teresa a São Roque, o mirante do Vale do Canaã apresenta o cenário que inspirou o romance “Canaã”, de Graça Aranha. Para quem não sabe, esse livro aborda a história da imigração alemã no Espírito Santo e tem como um de seus cenários o vale que dá nome ao livro, em Santa Teresa. É belíssimo o verde que cerca o vale do Canaã e tem um clima de pura magia!
Subindo o vale, a partir do centro da cidade, podemos conhecer  uma das mais belas cachoeiras da Região. Com aproximadamente 90 metros de queda em meio a belos aglomerados de quaresmeiras e ipês da Mata Atlântica preservada. É ali que encontramos a Cachoeira Contry Club,  a 4 km do centro seguindo pela rodovia que liga Santa Teresa a Santa Maria de Jetibá. 
A cachoeira  é propícia para a prática de rapel. Conta com piscina natural, área para camping e estacionamento. A Mata Atlântica ao seu redor, repleta de quaresmeiras e ipês, são um espetáculo à parte quando estão floridas.  Aqui a natureza é a artista principal!
Aproveitando a beleza natural da Serra do Caravaggio, a cidade reuniu um portfólio de empreendimentos turísticos no chamado Circuito Caravaggio, que tem o seu auge na Rampa do Vôo Livre Amauri Fernandes. O passeio até a rampa já vale só pela vista que se tem lá de cima, mas os mais aventureiros podem também contratar um vôo de parapente É algo realmente de tirar o fôlego.
   
Acompanhe no vídeo:


Ainda no Circuito, você pode visitar: o Sítio Romanha, que vende artesanatos, vinhos e licores; a vinícola Tomazelli onde é possível visitar os parrerais, a Casa dos Espumantes, que fabrica o primeiro espumante capixaba e a Cachaça Da Mata, uma das mais famosas do Estado. Aqui é maravilhoso gente! Até o próximo circuito amigos! E continuaremos no Espírito Santo, terra linda e boa demais!!  Beijos!!😚
Rotas Capixabas e imagens do Google imagens e sites acima mencionados

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

14 comentários:

  1. ADRIANA: Bom dia, minha linda blogueira! Que postagem luxuosa! A natureza é a mais bela de todas as coisas! O Espírito Santo até parece terra européia! Vc deve ter vivenciado uma experiência na infância inesquecível, amiga! Rodeada de tantas belezas. Dar até para sonhar! Acho que é por isso que vc exala tanta alegria, sinfonia e tudo de bom. Adriana, desejo-lhe uma semana cheia de glória!!! Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Adeladia, minha querida!
      É maravilhoso ter a sua companhia, minha amiga!
      Ainda mais quando o outono está prestes a chegar e nos encantar!

      Foi por isso que fiz esse post especial da minha cidade da infância, pois como você disse, o clima por lá lembra muito as cidades da Europa, pois é por demais agradável! :)))
      Sim, minhas experiências foram maravilhosas naquele época, pois eu estava sempre brincando nos jardins, subindo em árvores, deslizando em barrancos floridos...
      Era maravilhoso!! As crianças de hoje em dia não possuem oportunidades como as que tive, por isso sou tão feliz!!

      Você é maravilhosa querida, muito, muito obrigada pelo carinho da presença tá?
      Beijos e uma semana linda, vamos aproveitar bem o outono que está chegando hoje!!
      Linda semana!!! :))))))))

      Excluir
  2. Olá querida Adriana,

    Você acaba de me apresentar o Paraíso. Que espetáculo de lugar!
    E pensar que muitos viajam para fora do Brasil quando há tanta beleza por aqui para ser conhecida e desfrutada.
    Você foi privilegiada por ter vivido nesta cidade cheia de poesia e encanto.
    Uma reportagem digna de aplausos. Tenho certeza de que atrairá muitos turistas para Santa Teresa.
    As imagens e os vídeos são fantásticos, além da riqueza das informações históricas.
    Parabéns pela divulgação tão importante e que enriquece o nosso Brasil.

    Um outono maravilhoso para você.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, boa noite minha amiga linda!!!
      Bom que tenha vindo conferir a paisagem de sonhos da minha cidade da infância!

      Sabe, lá é realmente tudo muito lindo e não deu para colocar nem 50 por cento das imagens maravilhosas que eu tenho de Santa Teresa!! Tenho umas minhas quando eu era bem pequena brincando no jardim, mas as fotos estão descoloridas...rsrs Faz muito, muito tempo...kkkkkkkkkkkk

      Sim, vale a pena conhecer a cidade! Lá tem pousadas belíssimas como se estivéssemos em uma cidade da Europa, com recantos que lembram muito a Itália!
      Sim, tomara que atraia mais turistas para conhecer a minha cidadezinha querida, adoro ela, pois lá, além de apreciarem uma farta flora, também terão apreciarão uma culinária típica da Itália, deliciosa!!!

      Eu agradeço seu carinho Vera, muito, muito obrigada pela presença!
      Mil beijinhos e uma semana linda tá?
      Se cuide bem!!
      Beijos!! :)))

      Excluir
  3. Quantas imagens maravilhosas, Adriana. Deu muita vontade de visitar. Adorei a postagem. Bjão e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, muito obrigada pela presença amigo!!

      Sim, são imagens muito bonitas da minha terrinha da infância...
      Fui privilegiada em morar lá...
      Tudo é tão maravilhoso!!!
      Sim, vá visitar que você vai gostar pois o clima é fresco, quase frio!
      Tenha uma semana maravilhosa!!:)))
      Beijos!

      Excluir
  4. Adriana,
    Fiquei muito feliz com a sua visita no blog. Que lugar mais lindo.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fiquei mais feliz ainda com sua presença Lulu!!
      É muito bom quando as amigas de longa data voltam a este cantinho...
      Chego a ficar emocionada!!!!
      Sim, Santa Teresa é uma cidade quase européia..rsrs Aqui é muito bonito amiga!!
      Vale a pena conhecer!!

      Deixo um beijo e desejos de uma semana maravilhosa! :)))

      Excluir
  5. Que maximo lugar maravilhoso, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nequéren Reis, seja muito bem vinda!!!
      Que bom que gostou do passeio por Santa Teresa querida!!
      Volte sempre tá?
      Em breve publicarei mais belezas naturais aqui do Estado do Espírito Santo!!
      Beijos!! :)))

      Excluir
  6. oi Adriana:
    que lugar lindo , que privilégio tudo isso !!
    cada vez mais a gente sempre descobre algo maravilhoso em nosso país, e a gente pensa, será meu Deus , que não vamos conseguir ter gente melhor em Brasília, para colocar este país no lugar onde merece?
    lembro que um dia estava lendo uma revista seleções , e vi um artigo sobre Augusto Ruschi. MInha mãe então me falou a respeito dele e o quanto ele tinha feito pelos beija-flores. Minha mãe era apaixonada por colibris, e me ensinou desde pequena a ter fascínio por eles.
    Onde moro , tem muito deles, e com paciência e tempo ganhei a confiança que queria para tê-los por perto, e hoje temos amizade.
    mas eu não sabia exatamente aonde no Espírito Santo ele trabalhou. Agora você me trouxe esta informação e fiquei muito contente.
    imagino o quanto deve se sentir afortunada por tantas riquezas à sua volta.
    o lugar é belíssimo demais, imagino a florada das quaresmeiras. QUando se preserva e cuida , é um espetáculo.
    grande abraço querida.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KR. Eliane, bom dia querida!!

      Que bom que você veio neste artigo mais antigo que retrata a cidade da minha infância!!
      Santa Teresa: a cidade dos colibris e terra dos estudos de Augusto Ruschi. O museu onde ele fazia as pesquisas com os beija-flores ainda está lá e é muito lindo!!
      Que gracinha que tenha amiguinhos colibris que coisa mais linda!!

      Ah, as florestas de quaresmeiras, são um encanto! E sempre florescem antes da Páscoa!!
      Um espetáculo de cores amiga!! Você precisa ver ao vivo!
      Parece uma pintura do Van Gogh!

      Eu simplesmente amei sua visita aqui e mais ainda, que tenha adorado os beija-flores!
      Está convidada a ver as demais reportagens que preparei do Espírito Santo querida!
      Aqui a terra também é abençoada, exatamente como na sua!!

      Um beijo e uma semana muito linda!! :)))

      Excluir
  7. Lindas imagens! Sou capixaba e Santa Tereza é uma das melhores cidades interioranas para se viver e visitar por aqui. Adoro essa terra de mulheres lindíssimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edvander, seja sempre muito bem-vindo ao Vivendo Bem feliz!!!
      Santa Tereza é mesmo especial e é uma das cidades mais encantadoras que existem em todo o mundo amigo!!
      Tem um clima europeu que encanta!!!
      Um grande abraço e obrigada pela presença e pelo carinho!! :)))
      Abraços!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.