12 Dicas para começar a correr e manter o fôlego nas passadas



Oi amigos, hoje retorno às dicas inéditas de exercícios e começo com a corrida, que  é a minha atividade física preferida. E como já tenho um certo tempo que pratico, poderei ajudá-lo(a) a iniciar a prática deste belíssimo esporte. Para o iniciante, manter o fôlego na corrida é um desafio. Os primeiros treinos parecem exaustivos. No entanto, algumas orientações fáceis de seguir ajudam o corredor a conseguir um bom ritmo de forma mais tranquila. Veja abaixo essas dicas e sinta a diferença nos treinos. Pode confiar! 👍


1-Faça um exame físico antes de começar 

Se estiver sedentário, procure seu médico e faça um exame completo, verifique seu coração e sua saúde em geral para saber se tudo está tranquilo antes de iniciar a corrida, pois o esforço será mais intenso no início.


2-Alimente-se bem, você precisa estar forte!


Consuma carboidrato entre 60 e 30 minutos antes do exercício. É fundamental que seu corpo tenha energia no momento certo. Eu costumo comer sempre um pão, iogurte com cereais e mel antes de correr. Ah, e é claro, uma banana para não ter cãibras. 😅


3-Escolha um lugar agradável

Não é tarefa fácil acordar cedo ou sair para treinar depois de um longo dia. A escolha do lugar do treino é, portanto, fundamental. Treinos ao ar livre são mais prazerosos, então corra em um parque, no calçadão da ou em um bairro tranquilo e arborizado.


4-Use roupas leves e acessórios apropriados para a corrida

Nada mais motivante do que correr com uma roupa fresquinha, linda e colorida. Ficamos mais animados. O tênis também é muito importante, pois precisa ser leve e confortável. Existem versões ótimas no mercado à sua escolha. e com preços bem convidativos. Não se esqueça de passar protetor solar e usar viseiras para amenizar o sol  que incide nos olhos, além de óculos escuros. Eu adoro correr com roupas bem  coloridas, como o amarelo e o laranja , pois são cores que são mais bem visualizada à distância  pelos carros e ciclistas e assim, corro menos risco  risco de ser vítima de  atropelamento. 😃


4-Realize um aquecimento

Antes de começar qualquer atividade física, tenha em mente que o aquecimento é um diferencial, tanto na prevenção de lesão como para manter o fôlego. “O aquecimento produz uma temperatura muscular mais alta, maior disponibilidade local de oxigênio para o músculo e um consumo mais alto de oxigênio durante a fase inicial do exercício”, explica o treinador João Povoa.


6-Comece devagar

Comece a corrida de forma tranquila, aumentando a velocidade só depois de sentir mais confiança. “Faça de forma leve os 10 ou 15 minutos iniciais no treino. Nosso corpo passa por várias adaptações nesse período que nos deixam mais preparados para o exercício, mantendo o fôlego por mais tempo”, indica o treinador. Aqui tem o vídeo da minha corridinha bem suave ...😄


7-Tenha postura

Mantenha a cabeça ereta, atenção aos braços, posição das pernas e postura – não deixe suas mãos levantarem mais do que a altura do peito e não tensione tanto os punhos e nem os ombros. Os braços podem ajudar na hora de correr (ou atrapalhar). Se for correr em uma subida, não se incline demais. Além disso, aumente o número de passos: quanto mais íngreme for a subida mais curta deve ser sua passada.


8-Pés no chão

Se você está começando a correr, fica mais fácil aprender a correr corretamente . Comece a correr pisando com o meio do pé primeiro, não com o calcanhar. Quando acostumamos nosso corpo a correr com o calcanhar primeiro, fica mais difícil “consertar” a passada depois.


9-Velocidade certa


“Tenha em mente sua velocidade de equilíbrio. Existe uma velocidade em que é possível sustentar o seu esforço por mais tempo. Correr acima da velocidade do seu limiar anaeróbio fará com que seu fôlego diminua rapidamente”, esclarece o treinador.

Uma pesquisa já comprovou que, em alguns casos,  nós mulheres somos  mais rápidas que os homens na corrida,  porque conseguimos manter um ritmo do começo ao fim e não “quebramos” no meio da prova. Por isso, manter uma velocidade constante é o mais indicado.


10- Não abuse nas passadas

“Economize a cada passada. Correr com uma boa mecânica, movimentando os braços e com pouco contato com o solo, gera um ganho de desempenho”, conta João Povoa. Mantenha um equilíbrio com as suas passadas e preste atenção enquanto corre. Isso ajuda a melhorar a biomecânica, fazendo com que o corredor não perca o fôlego. Corra levemente...😁

11-Respeite os limites do corpo

Não faça um treino mais forte do que aguenta. Lembre-se de que você está em um período de adaptação! No começo, o ideal é alternar trotes leves com caminhada. Vá aumentando aos poucos o tempo de corrida e reduzindo o de caminhada até conseguir trotar durante toda a distância que é sua meta.


12-Ajuste sua rotina

Mantenha um horário parecido de treino. Isso fará com que seu organismo se acostume mais rápido. E se for treinar pela manhã, durma um pouco mais cedo do que de costume (e deixe as roupas separadas para o dia seguinte para vencer a preguiça com maior facilidade). 

13- BÔNUS  - UPSIDE DOWN de Jack Johnson 

E é claro que eu não deixaria que fosse embora sem ver a última dica motivante para a sua corrida: Ouvir boa música! Sim, nada melhor do que correr ouvindo suas canções prediletas. Aqui no blog sempre compartilho as minhas Playlists. Se quiser  dar uma olhadinha é só CLICAR AQUI .

E agora fique com o  vídeo especial  que preparei para você começar a correr sem medo. 
A música mais motivante para você virar o seu mundo de cabeça para baixo e começar a correr como louco...rsrs  Upside Down é a canção mais incrível do cantor havaiano Jack Johnson, sucesso arrebatador do ano de 2006 e que fez parte da trilha do desenho George, O Curioso. 

Jack não para aí nas trilhas sonoras, além da música, o cantor é apaixonado por surfe – por sinal é um grande surfista - , já produziu curtas metragens/documentários, como por exemplo “September Sessions”, “Thicker than Water”, “A Brokedown Melody”, sobre o esporte e ele mesmo criou toda a trilha sonora de todos eles, além de dirigí-los.

Para quem curte, não só o surfe, mas uma fotografia espetacular, vale a pena conferir. Eu fiz esse clipe para motivar os praticantes de corrida, afinal HOJE é o dia certo para começar! Vamos? 👊


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Inspiração: Ativo.com e imagens do meu arquivo pessoal e do Google

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2 comentários:

  1. Bom dia minha amiga!
    Ótimas dicas e a musiquinha, perfeita para acompanhar.
    Penso como você - começar lentamente e desenvolver o gosto, sem nóias, sem obrigações. Praticar atividade física por prazer e respeitando cada um o seu limite é que traz os benefícios e ajuda na constância.

    Pois... reformas sempre mexem conosco né? Acho sinceramente que mulher e reforma não combinam, afinal a sujeira nos incomoda demais. Não foi o caso lá na Caverna pq foi algo mais básico. Então, no final do dia a limpeza foi rápida e sem maiores poeiras, já que não fiz uma pintura lisa que necessitasse de massa corrida. Aliás, não permito as pinturas lisinhas lá em casa por conta disso. Ninguém merece lixar massa corrida... aff...
    Obrigada pelo elogio das janelas. A casa é bem antiga. Faremos 21 anos de casados e a casa foi construída antes de casarmos, aos pouquinhos. As janelas são mesmo muito bonitas e preservando duram muito.

    Bons treinos por aí e dias muito felizes e abençoados.
    Abraços esmagadores.

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    1. Poções de Arte, bruxinha linda, estava morrendo de saudades de você!!

      Essa canção é tão linda né querida? Uma opção maravilhosa para encher o nosso ano de boas energias!!
      Sim, atividade física tem que ser realizada de forma que dê prazer à pessoa...Se forçar é muito pior. Correr é assim: no início a gente detesta porque dá dores nos pés, nas pernas, no quadril e na coluna...hihihihihi
      Mas depois que a gente se acostuma, não consegue viver mais sem! :D É viciante!!!!

      Adorei a reforma que fiz em seu cantinho de trabalho!! Ficou lindo e harmônico!!!
      Tudo de muito bom gosto e organização impecável!! Amei!!

      Agradeço o carinho da participação amiga linda!!
      Saiba que é muito importante para mim!!
      Muitos beijos e um restinho de semana maravilhosa! :)))

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