Está confirmado: Viver perto do mar faz bem à saúde!




Oi gente querida! Mais uma semana recomeça e outra verdade foi revelada: estar perto do mar faz bem para a nossa saúde. A velha sabedoria foi reafirmada e os estudos comprovaram...Ah, e nem precisamos de motivos para apreciar a beleza do mar e saber que ele só traz felicidade não é mesmo? Agora você vai se sentir muito melhor depois de saber os detalhes desta brilhante pesquisa. Venha! 😀

Aconselho a ler o artigo ouvindo as ondas do mar batendo na praia...Você vai relaxar e esquecer de todos os problemas... 


As pessoas muitas vezes concentram-se nas ameaças que o oceano representa para a saúde humana, quer se trate de tempestades e inundações, proliferação de algas nocivas ou poluição. 

Mas a pesquisa mostra que os gastos do tempo à beira-mar tem muitos efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar, afirmou a epidemiologista Lora Fleming, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, numa conferência de ciência política da União Geofísica Americana.

A noção de que estar perto de uma praia o faz sentir saudável não é nova, é claro. Os médicos prescreviam viagens à praia ou visitas a "banhos" em hospitais - clínicas especiais que ofereciam tratamentos com banhos da água do mar ainda já no século 18.



Mas só recentemente os cientistas começaram a estudar os benefícios de saúde do oceano experimentalmente, disse Fleming. Colegas de Fleming começaram um projeto chamado "Blue Gym" para estudar como os ambientes naturais de água podem ser usados para promover a saúde humana e o bem-estar. Só de olhar esse azul já nos curamos de tudo não é gente?

Numa experiência, aos participantes do estudo foram mostradas fotografias de vistas sobre o oceano, campos verdes ou cidades, e foi-lhes perguntado quanto eles estavam dispostos a pagar por um quarto de hotel em cada um desses pontos de vista. As pessoas estavam dispostas a pagar mais por um quarto com vista para o mar, mostraram os resultados.





Quando você coloca uma pessoa num ambiente de praia, "não vai haver nenhuma grande surpresa para você  ao notar que as  pessoas relaxam", disse o pesquisador Mathew White, psicólogo ambiental em Exeter. A questão, segundo ele, é a forma como muitas pessoas experimentam esses efeitos sobre a saúde, e qual o seu impacto na saúde das pessoas.

White e seus colegas também analisaram dados do censo na Inglaterra, para ver como viver perto de uma costa afeta a saúde das pessoas. Eles descobriram que as pessoas que viviam perto da costa relataram uma melhor saúde. E isto posso comprovar gente, sou uma prova viva dessas pesquisas e melhorei muito a partir do momento que tive o mar como companhia. Sinto o contato dele todas os dias e a vida fica muito mais colorida e dinâmica!

É possível que as pessoas que vivem mais próximas à costa sejam simplesmente mais economicamente abastados e tenham um melhor acesso aos cuidados de saúde. Mas o estudo descobriu que os benefícios de saúde de proximidade do oceano foram maiores para as comunidades sócio-economicamente carentes também!

Os pesquisadores estão agora a fazer experiências de laboratório para estudar os benefícios fisiológicos da vida costeira. Nas experiências, as pessoas em situações de stress, como em  cirurgia dental, olham para uma praia virtual, na sala  do dentista. O julgamento está em andamento, mas os primeiros estudos sugerem que as pessoas relatam sentir menos dor quando imersos num cenário de praia. Isso não é fantástico? Até eu melhoro ao ver uma imagem assim...rsrs

Estes estudos sugerem que a exposição do oceano pode ser uma forma útil de terapia, disse Fleming. Por exemplo, o surf pode melhorar o bem-estar das crianças problemáticas, disse ela. Ainda assim, muitas perguntas permanecem.

Estudos futuros terão de considerar se as crianças e outras populações apresentam os mesmos benefícios da vida costeira, qual a "dose" ideal de tempo gasto no oceano, e quanto tempo os efeitos na saúde se mantêm.

Os pesquisadores também analisaram o efeito de mover-se para perto da costa. A aproximação do mar "melhora significativamente o bem-estar", disse White. O ambiente à beira-mar pode reduzir o stress e estimular a atividade física, acrescentou. E te digo com toda a franqueza que eu sou mais uma prova disso tudo aí...rsrs A proximidade do mar estimula, sem dúvida nenhuma, a prática da atividade física e isso melhora incondicionalmente a nossa saúde. Conseguem sentir daí tudo o que o mar nos transmite? 😉



Também ainda não está claro como o crescimento das comunidades humanas pode afetar o ambiente de praia. Afinal ainda fica difícil para toda a população movimentar-se para as áreas costeiras a fim de obter esse benefício restaurador. Os campos e as cidades do interior também possuem seus atrativos. Afinal,  não será muito fácil ou benéfico se todos começarem a mover-se para a praia de uma vez, afirma Fleming.  


Então amigos, o que você está esperando para vir correndo ver o mar e sentir o balançar das ondas? Sua saúde agradece. Se não tem acesso, programe sua próxima viagem de férias junto ao mar para se beneficiar de toda essa maravilha do balançar das ondas...



Tem até frases motivadoras sobre a beleza do mar ...

  1. Eu te quero só para mim como as ondas são do mar.  😍💘 
  2. Então vamos ver o mar, quem sabe assim, vamos relaxar. 💭🌊 
  3. Em plena praia no céu azul, brilhava o sol… ☀✨
  4. Mar calmo nunca fez bom marinheiro. 🌊🙇
  5. As dores no amor são tantas quanto as conchinhas da praia. 🐚💔 
  6. O mar não é um obstáculo: é um caminho. 🔐💛 
  7. Mar, doce lar. 🌊🏡
  8. Onde há mar, toda pedra no caminho é enfeite. 🌊✅
  9. Vou pedir ao mar por mais sorte e aprender à navegar. 🌊⚠️
  10. Sor(rio) mas prefiro a(mar). 💜☮️
  11. Mar salgado chamado de lar. 🌊💜
  12. O amor está no m(ar). 🌊💙💨
  13. Fosse o mar mais feminino, chamaria a mar e eu amaria. 🌊💙🌀
  14. O amor é como o mar, te seduz, depois te afoga.  🌊🙇
  15. Se o pensamento é positivo, a maré é sempre boa. 👊🌀
  16. Há mares que vem pra bem. ⚠️👊
  17. No teu (a)mar se desatam os meus nós de marinheiro. 🌀🙇⚠️
  18. Entre o meu mar de ansiedade ainda existe felicidade. ⚠️💛
  19. Deve existir algo estranhamente sagrado no sal: está em nossas lágrimas e no mar. 💙🌀💧
  20. Então vamos pra praia, pra ver o mar… Sentir a onda bater, ideias clarear. 🌾🚣
Cada frase mais linda e poética do que a outra não é?  
Até a próxima amigos queridos!!


Imagens arquivo pessoal de Adriana Helena e Google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. Olá querida Adriana,

    Que delícia ficar ouvindo esse balanço das ondas do mar!!!
    Sou apaixonada pelo mar. Ele é único em me proporcionar relaxamento e bem estar. Este estudo está mais que comprovado. Volto sempre recarregada quando dou meus giros por cidades praianas.
    São mesmo privilegiados aqueles que podem viver próximos ao mar ou, pelo menos, passar períodos de férias mais longos junto dele. Procuro viajar para uma cidade praiana pelo menos duas vezes ao ano. E pensar que há pessoas que moram em locais com praia e nem sabem aproveitar!!! Que desperdício!!!
    Pois é, por isso você está aí, lindona, cheia de vida e de entusiasmo. Aproveite, amiga!
    O artigo está ótimo! Também gostei das frases poéticas sobre o mar. Fácil se inspirar diante desse presente da natureza.

    Tenha uma linda Páscoa!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, muito obrigada pelo carinho a presença querida!
      Adoro quando vem aqui, anima o meu dia!!

      Sim, esse balanço das ondas do mar é maravilhoso não é? Relaxa, traz uma paz indescritível!
      O mar é mesmo maravilhoso amiga e você sabe bem os benefícios maravilhosos que ele proporciona! É simplesmente fantástico!!
      Sim Vera, você sabe muito bem como usufruir do mar em suas relaxantes viagens para os paraísos que costuma ir mas tem tanta gente que mora perto do mar e nem liga para ele...Puxa, não sabe o que está perdendo sabe?
      Poderia usufruir de benefícios incríveis para a saúde!!

      Ah, o mar é mesmo inspirador e até ficamos mais "poéticas"ao lado dele...rsrs
      Muito obrigada pelo carinho amiga e aproveite bem a semana de Páscoa, com muito amor e alegria!!

      Beijinhos com todo o carinho! :)))

      Excluir
  2. Eu adoooooooooooooooro o mar e nele me reenergizo. Não moro perto, mas pra mim as férias são sinônimo de mar! E adoro o Nordeste, vamos quando dá, umas 3 vezes ao ano pra lá! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, querida!!!
      Ah, eu sabia que o mar lhe atrairia pois é o mesmo azul dos belos céus que compartilha conosco!!
      Sim, ele é ótimo para adquirir energia! Sabe, parece que o mar é sábio e até nos aconselha... Assim sinto amiga...rsrs
      Ahhh, o Nordeste: sinônimo de paraíso!!! Lindo!!!!
      Agradeço a presença querida!
      Tenha uma Páscoa maravilhosa!!
      Beijinhos!!! :)))

      Excluir
  3. Boa noite, Helena
    Sim, sou eu mesmo e sim, ainda estou vivo :)
    Tudo bem com você?
    E não poderia ter vindo em melhor momento, neste assunto eu sou perito, eu e o mar temos uma relação muito particular, apenas nos damos bem à noite :)
    Tudo isso é a mais pura das verdades, apenas quero precisar algo que não foi prescrito nessa pesquisa, ouvir as ondas do mar faz bem, mas, ouvir as ondas do mar a noite isso faz milagres.
    De noite as ondas são uma atêntica melodia, não existe nenhum analgésico capaz de as substituir.
    Faço isso regularmente e afirmo que não existe nenhum anti-depressivo que faça o mesmo efeito.
    Apenas não nos devemos descuidar ao fechar os olhos, corremos o risco de adormecer pensando que estamos em casa :)
    Você fez bem ao colocar aqui o video com o som das ondas, assim quem não tiver o acesso a elas diretamente, pode sempre colocar uns phones e sentir a verdadeira melodia que o mar tem para nos oferecer.
    Amiga, adorei este tema e acima de tudo poder estar aqui de novo, espero que esteja tudo otimo com você e quem sabe até breve ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Live, acabei de chegar do outro lado do Atlântico, estava em sua linda terrinha, ou melhor em seu blog e fiquei muito, muito feliz que tenha retornado!!
      Por um momento quase não acreditei, tamanha a falta que fez nestes longos anos...
      E agora feliz demais por sua presença!
      Como disse acolá, tenho muita ternura por ti e pela Gatinha que são os representantes mais incríveis do continente europeu que já conheci... :)) Seja bem-vindo!!!!

      Ah, foi o tempo de lhe preparar o café que já está fumegando amigo..rsrs
      Aceita com açúcar ou adoçante?

      Sim, parece até que estava adivinhando que chegaria por estas bandas exatamente no post do mar...Nas semana passada falei sobre o Cheiro do verde e os benefícios que ele faz à saúde.... Mas esta é a semana do mar, das suas riquezas marinhas, da brisa, da energia que nos restaura e nos deixa tão feliz!!
      E pelo visto você é um autêntico fã do oceano e dos benefícios que ele nos proporciona... O balançar das ondas... ahhh que maravilha não é mesmo?
      O maior anti-depressivo do mundo!!

      Sim, sim, agora estou muito bem com a sua presença amigão!
      Obrigada mesmo pelo carinho, pela presença maravilhosa!!
      Você é TOP querido, amizade para a vida inteira!!
      E que volte logo e sempre, a casinha aqui é sua e te recebe de braços abertos...
      Um grande e caloroso beijo!!
      Feliz Páscoa para si e toda a sua linda família!! :))
      Até brevíssimo!

      Excluir
  4. Oi, querida Adriana Helena!

    Que é feito de você, Sra. Advogada? Tá tudo bem por aí? passou no meu blog, creio, mas não disse nada. Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhh (rs)!

    Olha, teu post está mais que perfeito e completo, mas eu me sinto extremamente mal junto de mares, rios, lagoas, lagos, oceanos, enfim, nem te sei explicar. Nunca tive qualquer problema com eles, mas a taquicardia, a irritabilidade e a melancolia tomam conta de mim.

    As imagens estão lindas, tal como você. Elegância a toda a prova!

    Queria encontrar meu mais recente comentário, mas não consegui, pke sou uma leiga nessas coisas.

    Beijos e Santa Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Céu linda, muito bom dia!!!

      Está tudo bem minha amiga linda, esperando a Páscoa com alegria e na presença de amigos tão importantes e carinhosos como você! Sim, eu passei em seu lindo cantinho ontem, pois estou a testar os links de Blogs que Recomendo, para saber se todos estão redirecionando ao blog certo, pois haviam alguns que estavam incorretos e não levavam ao blog... Me preocupo muito com isso, pois os blogs dos amigos são demasiadamente importantes para mim!
      Ainda hoje visitarei sua casa para poder ler sua atual obra querida, com calma e toda serenidade que deve ser ao se ler um poema... Gosto de refletir em cada palavra, em cada verso! :)
      Querida, o seu mais recente comentário, está no link Blogs que Recomendo. É só ir no cabeçário deste blog, apontar o mouse no Sobre o Blog e aparecerá "Blogs que Recomendo" logo abaixo. Aí é só clicar. Ou então deixarei o endereço completo aqui:

      http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com.br/p/blogs-que-recomendo.html

      Pronto, lá estará o seu lindo e riquíssimo comentário. Estou a fazer várias mudanças no blog para facilitar a procura dos amigos pelos variados assuntos. :)))

      Não gostas do mar amiga? Então você prefere o ar das montanhas, o cheiro do mato, das florestas não é mesmo? Tem um artigo especial aqui sobre os benefícios de estar no meio do verde, da natureza e este deve fazer mais bem a ti querida. Foi o meu penúltimo artigo publicado. Aqui está o link, se quiser ir conferir os benefícios de sentir cheiro de verde já que o mar não lhe faz bem:

      http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com.br/2017/04/sentir-cheiro-de-mato-faz-bem-para-saude.html

      Agradeço muito seu carinho, sua presença, sempre grandiosa!!
      Desejo uma semana de Páscoa maravilhosa querida!!
      Um grande e reconfortante beijo poetisa!! :)))

      Excluir
  5. Oi, Adriana! Que lindo post! Tendo nascido e sido criado no planalto, é um sonho antigo morar perto do mar. Tenho belíssimas lembranças de férias no litoral. E não imaginava que este ambiente pudesse trazer tantos benefícios. Parabéns pelo artigo, impecável, como sempre!

    Um grande beijo e uma ótima Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, muito bom dia amigo querido!!
      Ah, o mar lhe é reconfortante?
      Você nasceu no planalto não é? Uma terra linda, mas o mar fica distante não é mesmo?
      Nas férias, provavelmente deve ir ao litoral e as lembranças são inesquecíveis, com toda a certeza!
      Sim, o ambiente marinho, dos oceanos, dos mares, das ondas e da brisa que brota dos ares faz um bem incrível para a nossa saúde amigo! Eu atesto e comprovo...rsrs

      Agradeço o carinho da visita e aproveito para lhe desejar uma Páscoa maravilhosa!
      Beijos e se cuida muito! :)))

      Excluir
  6. Sem dúvida, Adriana. E faz bem pra saúde pq quem mora é sempre rico. rsrsrs Adorei a postagem. Beijo e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito bom dia querido!!
      Hahahaha essa foi boa amigo!
      Também foi comprovado que os mais desfavorecidos economicamente, que moram junto ao mar, também são mais felizes!! Portanto, é o mar que nos torna mais alegres com suas ondas e brisa amigo...rsrs

      Adorei sua presença!!
      Tenha um dia maravilhoso e uma Páscoa espetacular querido amigo!
      Beijos e um restinho de semana mais do que especial! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.