O Poder das Margaridas







Creio ser impossível não se render ao aspecto singelo e delicado da margarida. É uma das mais belas flores e tem inúmeros significados. Um look de margaridas, inclusive é fresquinho e muito moderno. Não sabemos exatamente a origem dessa coisinha linda. Comum em todas as partes do mundo, as margaridas são marcantes por suas cores fortes e com tons brancos e amarelados. Na idade média eram usadas como remédio para o crescimento, acredita? Hoje nos dedicaremos a elas. Seja muito bem-vindo (a) ao Poder das Margaridas! 😀



O que é a Flor Margarida:


A flor margarida significa inocência, juventude, virgindade, sensibilidade, pureza, paz, bondade e afeto.

A margarida, flor cujo nome científico é Chrysanthemum leucanthemum, é uma flor que também é conhecida como malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, malmequer-maior, malmequer-bravo, e olho-de-boi. Nossa, quantos nomes tem essa singela florzinha... Lembra da brincadeirinha de tirar as pétalas da flor dizendo mal-me-quer e bem-bem-quer? Pois é, mas não tire as pétalas desta linda florzinha! Mantenha-a viva e enfeitando o seu jardim...


O nome desta flor vem do latim margarita, que significa “pérola”. Já em inglês, tem o nome de "Daisy", uma aparente alteração da expressão "day's eye" que significa "olho do dia", o que parece ser uma alusão ao fato desta flor se fechar durante a noite e abrir outra vez quando o sol nasce. Apesar de ser uma flor tão frágil, ela se adapta a várias tipos de solo e segundo consta, existe há mais de mil anos.

As pétalas das margaridas são alargadas e delgadas, rodeando botão central que é dourado ou amarelo. As suas folhas são ovais e seus caules compridos e delgados, podendo chegar a um metro de altura. Existem várias classes de margaridas e este nome não é dado para uma só flor, porque há uma grande variedade de "Chrysanthemum". Muitas flores que são parecidas receberam o mesmo nome, mas as mais populares entre elas são as margaridas brancas e as margaridas amarelas.

Flor Margarida na Medicina

Em tempos antigos, acreditava-se que remédios à base da margarida poderiam curar doenças nos olhos. Na Inglaterra, era usada como remédio, mas só era realmente eficiente se algumas palavras mágicas fossem ditas, ou se fosse adicionada água benta ao remédio. Os Assírios acreditavam que uma loção feita com margaridas esmagadas tinha o poder de devolver a cor aos cabelos brancos. Por volta do século XIII, a margarida era utilizada para limpar ferimentos e para tratar a febre e gota.


Flor Margarida na Moda

Feminino. Fresquinho. Moderno. Essas são algumas definições que englobam as margaridas. Mais do que belas, também possuem forte influência na moda. Em todas as estações do ano as estampas florais deixam o “visu” fresquinho, charmoso e bacana. Mas você saberia usá-las no seu dia a dia? Vou deixar aqui um montão de sugestão:

Nos anos 60, eram utilizadas flores grandes e com as folhas também em um tamanho considerável.   Que tal esse vestido?💛



Com essas combinações, você pude utilizar as estampas de margaridas com tudo o que dar asas à sua imaginação. Veja como as florzinhas ficam lindas nos vestidos, short jeans, com macacão estilo “jardineira”, saias longas, blusas de crochê e saia-short para aquele passeio no final da tarde? Qual o seu look favorito abaixo?
Blog Vivendo Bem Feliz


Flor Margarida na Decoração

Na decoração da casa,  as margaridas reinam absoluta e sua delicadeza deixam os  bolos de casamento e/ou aniversário tão fofos! Sem contar a beleza que imprimem nas roupas de cama, nos edredons, almofadas, aparelhos de chá, pratinhos de sobremesa e itens decorativos  que deixam sua casa um primor de alegria...
 Blog Vivendo Bem Feliz

Flor Margarida na Poesia

Eu não poderia ir sem deixar registrado aqui belos versos sobre essa singela flor da alegria:

"Margaridas são flores delicadas
Me lembram branduras e gentilezas
que alguns amigos semeiam por aqui.
Aqui, onde tudo às vezes é tão cinzento...
Trazem beleza, perfumam a vida.
Pessoas, margaridas...Delicadezas do viver!
Por isso busco campos dessas miudezas
Simplicidades que exaltam nossa existência
Obras primas de Deus. Graça, dádivas...
Que plantemos margaridas pelo caminho
Que conquistemos amigos que são acalanto,
encanto e ternura...Canduras queridas!

(Elisa Flor)

O vídeo abaixo mostra as margaridas "ao vivo" em  seu suave balançar em um lindo jardim...Realmente é de uma beleza e de uma alegria inexplicável...E você, gosta de margaridas? Tenha uma excelente semana repleta de margaridas em seu coração!💛💚



Inspiração: Flor margarida, imagens do Tumblr e colagem de Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Olá, minha querida amiga Adri!

    Fiquei tão feliz com sua presença e palavras tão carinhosas em meu blog! mto grata, querida! Eu estou melhor das mãos, sim, mas sei k não as devo esforçar demais, contudo e como tu dizes, é imensa a vontade de escrever, de colocar cá fora o k sente meu peito e imaginação. Agora, só postarei em julho.

    Que deslumbramento seu post! sabe k eu, por vezes, confundo margaridas com malmequeres? Pois é, os acho parecidos.
    Eu sabia algumas características dessa flores, mas nunca pensei que elas servissem para tantos fins.

    tenho conhecimento, que na medicina natural se utilizam plantas, devidamente preparadas, mas nunca imaginei que nas civilizações do Crescente Fértil, isso fosse possível.

    E na decoração, acho que as margaridas dão um toque de classe e alegria, onde são aplicadas. Qto ao vestuário, bem, aí gosto delas, mas mais pequenas nos vestidos. talvez seja uma questão de hábito, não sei.

    Estive vendo o vídeo e meu olhar ficou deslumbrado com tanta margarida, que pode ser nome de mulher e que tem um significado lindo.

    Amei tudo o k você tão bem aqui explicou. Obrigada por nos transmitir conhecimentos belos e úteis.

    Eu passaria por cá, amanhã ou depois, mas tenho estado comentando devagarinho por causa das mãos.

    Acho você uma mulher extraordinária, elegante fisicamente, nos modos e no discurso, tb, com uma excelente formação académica e educação e com um sorriso lindo, devo acrescentar.

    Beijinhos e um big abraço. Uma semana mto feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Céu, minha querida!! Você é mesmo espetacular!!
      Mas eu te pedi encarecidamente para não se exceder em seus esforços amiga, precisa se cercar de todos os cuidados possíveis tá?

      E ainda assim, com dificuldade, veio aqui e deixou tanto carinho em forma de palavras...
      Muito obrigada minha querida!! Você é realmente única! Uma guerreira!
      Mas por favor, contenha-se, independentemente da vontade imensa de soltar sua imaginação e escrever os mais belos poemas e ainda visitar uma centena de amigos...
      Isso é deveras cansativo querida!! Por isso precisa ter cautela tá?

      Você tem tantos amigos que não sei como dá conta! Fico impressionada!!
      Já aqui no blog, a maioria dos amigos ficou no tempo e espaço... Uma pena... :(
      Mas ainda bem que tenho poucos e maravilhosos amigos como você, que sempre me visitam, mesmo diante de tanta dificuldade!! Agradeço de coração!!!

      E para saudar os amigos presentes nada melhor do que recebê-los com as mais belas margaridas, lindas e perfumadas!! Florescendo para encantar e alegrar!! Uhulllll
      Deixo um beijo gigante e desejos de um restante de semana maravilhoso!
      E mais uma vez, muito obrigada por sua especial presença! :))))

      Excluir
  2. Fiquei encantada com seu post querida, que flores mais lindas são as margaridas e não sabia que tinha tanta beleza em seu significado.
    Realmente é uma flor muito delicada e eu gosto muito! Obrigada por dar esse toque singelo na minha semana, um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, querida, muito obrigada pelo carinho da presença neste artigo repleto de margaridas!!
      Sim, como são lindas e singelas as margaridas!! Um beleza não é?
      Eu que agradeço o carinho da sua presença amiga querida!!
      Muitos beijos e um final de semana maravilhoso!! :))))

      Excluir
  3. oi Adriana tudo bom?
    que post mais lindo, adoro ler sobre flores, pois adoro plantar.
    quero muito fazer uma bordadura em meu jardim , ainda não sei como mas esta de margarida realmente me inspirou.
    obrigada pelo post !!
    e também pelas mensagens sempre tão carinhosas que deixa lá em meu blog. o último do colorau , achei muito legal você falar de sua vó que pega o colorau e moi para fazer moqueca.
    eu amo moqueca capixaba e tenho até a panela gameleira capixaba.
    você já fez um post sobre estas maravilhosas panelas?
    sou fã de panelas e uma vez fiquei encantada com a história destas panelas.
    é patrimônio nacional.
    quanto ao urucum , foi por causa dele que conheci seu blog. minha sobrinha queria informação sobre o assunto e achei seu blog e mandei para ela o link.
    mas deixei meu recado pela primeira vez e qual não foi minha surpresa você estava lá em meu blog tão simpática e alegre.
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, querida, é sempre maravilhoso quando aqui vem deixar toda essa alegria e esse carinho liiindo!!
      Ah eu sabia que você adoraria um artigo cheio de margaridas, pois está sempre rodeada de coisas lindas em sua casa!! Deve ter um jardim fabuloso e em terras frias, tudo floresce que é uma beleza!!

      Ah sim, o colorau faz parte da história de minha família, de Vovó e de Vovô...
      Ambos são descendentes de italianos, mas parecem mais índios do que europeus, por saberem usar com astúcia os recursos naturais da nossa terra!!! rsrs Uma maravilha!!!

      Farei sim um artigo só com as panelas de barro, inclusive o local onde são confeccionadas ficam
      bem perto de minha casa, aqui na Grande Goiabeiras!! :))) Será incrível!!!

      Ah amiga, ainda bem que deixou seu recadinho aqui para que eu pudesse conhecer a você e a seu espetacular trabalho!! Sou muito, muito grata!!!!

      Tenha um final de semana maravilhoso querida e obrigada!
      Muitos e muitos beijinhos!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.